Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 10 de setembro de 2017

VITOR PASCOAL BRILHOU EM VIANA DO CASTELO

Vítor Pascoal / Pedro Alves foram a equipa mais rápida na sexta edição do Rali de Viana do Castelo juntando a esse resultado a conquista do título Nacional de Ralis GT. Ricardo Costa / Rui Vilaça venceram entre a Taça FPAK de Ralis de Asfalto, Luís Delgado / André Carvalho venceram entre os concorrentes do Campeonato Regional de Ralis do Norte.

Num excelente dia de verão, as 65 equipas que se apresentaram à partida iniciaram as “hostilidades” na 6ª feira à noite com a Super-Especial de Viana do Castelo perante mais uma enchente de público. No Sábado vieram os troço florestais onde a prova se decidiu nas suas diversas vertentes para terminar com nova passagem na Super-Especial.
No campeonato Regional de Ralis do Norte Luís Delgado dominou os acontecimentos, apesar da pressão inicial de Ricardo Costa Jr / Sérgio Rocha no Peugeot 206 S1600, contudo a dupla de V. N. De Famalicão excedeu-se na quinta classificativa e protagonizou uma aparatosa saída de estrada, felizmente sem consequências físicas para a equipa. A partir daqui Delgado com o Citroen C2 S1600 ficou isolado na liderança e pôde gerir a sua vantagem até ao final.
Com o abandono de Costa Miguel Carvalho / Paulo Lopes no Citroen C2 R2 Max assumiram o 2º lugar e mantiveram-se atentos ao Mitsubishi Lancer Evo IX de Pedro Sá / Jaqueline Sampaio. Apesar de não pontuarem para o campeonato, fecharam os lugares do pódio. No 4º lugar ficou João Alves / José Rodrigues no Peugeot 106 que somaram os pontos relativos ao 2º posto no campeonato.
Gaspar Pinto / Bernardo Gusmão não chegaram ao final do rali devido a problemas mecânicos no Mitsubishi Lancer Evo VI e com isso perderam a liderança do campeonato para Luís Delgado quando falta disputar apenas uma prova.
Na Taça FPAK de Ralis de Asfalto Ricardo Costa foi o melhor, conseguindo encurtar a sua distancia para o líder Fernando Teotónio, ficando a decisão da Taça adiada para o Rali Casinos do Algarve. Neste rali o vianense João Traila / Duarte Sabino conseguiu intrometer o Mitsubishi Lancer Evo X entre os dois contendores da Taça, mas não pontuando para a competição. Manuel Martins / Rui Vilaça conquistaram os pontos relativos ao 3º lugar na Taça graças ao 7º lugar na prova.

No Campeonato de GT Vítor Pascoal garantiu o título dominando a categoria. O piloto do Porsche 997GT3 estava a travar uma luta ao décimo de Adruzilo Lopes / Vítor Hugo, mas problemas no Porsche do piloto de Vizela obrigaram-no a abandonar.

Nos clássicos Joaquim Bernardes / Laurinda Alves levou o VW Golf GTi MKI ao triunfo, superiorizando-se ao Ford Fiesta MKI de João Andrade / Paulo Costa e ao já campeão Cipriano Antunes que no Audi Quattro é navegado por Paulo Amorim.

Nos Iniciados Ricardo Sousa somou mais um triunfo num campeonato onde já garantiu o título. No Challenge DS3 R1 Diogo Soares / Luís Rodrigues somaram o quinto triunfo em outras tantas provas disputadas garantindo a vitória final no troféu. No entanto o triunfo não foi fácil já que Ricardo Sousa / Luís Marques estiveram muito fortes e só perderam a lideranças nos troço finais quando Soares desferiu um derradeiro ataque.

Link às classificações finais:
Taça FPAK ralis Asfalto: 
Campeonato Regional de Ralis de Asfalto: 
Link aos resultados completos: 

Sem comentários:

Enviar um comentário