Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

CLÁUDIO ORNELAS: TRIPLO SUCESSO EM VOUZELA

O Troféu Inter Municípios - CIN 2017 deslocou-se à região de Lafões para a sua derradeira prova deste ano. Já na sua 4ª edição, o Constálica Rali de Vouzela voltou a destacar-se pelo grande impacto e promoção da modalidade junto das populações, voltando este ano a atrair uma recheada lista de inscritos divididos entre os concorrentes do Campeonato Regional de Ralis - Centro / Jorge Amorim e os concorrentes do Troféu CIN. A dupla vianense Cláudio Ornelas / Miguel Castro repetiu a presença neste rali apostando na conquista do máximo de pontos para a competição promovida pelo Team Baia, na qual lideravam a Divisão reservada aos veículos de tracção total, aproveitando também este rali para prosseguir com a sua evolução a bordo do Mitsubishi Lancer Evo VIII estreado em Viana do Castelo.
Com os objectivos centrados nos pontos para o CIN, mas também na oportunidade de explorar as potencialidades do carro, a dupla da Encontro Team até nem começou o rali com a melhor inspiração. Um pião na super especial nocturna que abriu as hostilidades levou à perda de algum tempo com Cláudio Ornelas e Miguel Castro a ocuparem o 14º posto no final do dia, mas com a maior parte da competição para disputar no segundo dia de prova, a motivação mantinha-se em alta para a dupla Vianense.
O segundo dia começou com um bom indicador de competitividade. Adoptando um ritmo rápido e sem cometer exageros, os tempos efectuados na secção matinal permitiam a escalada de vários degraus na classificação geral e ao fim do segundo troço do dia a dupla já ocupava o 8º posto da geral. Apesar disso, a dupla não se livrou de mais um ligeiro percalço com novo pião numa zona de bastante sujidade mas que não viria a trazer consequenciais além de mais alguns segundos perdidos.
Com a mecânica do Mitsubishi a colaborar e com a rápida adaptação da equipa ao ritmo que o carro impunha, a secção da tarde, a mais longa do rali com 3 classificativas, foi disputada em crescendo com os tempos por classificativa a melhorarem passagem após passagem. 
"O feeling com o carro era bom, o ritmo que imprimimos foi melhorando e penso que conseguimos fazer estes 3 troços da tarde com um andamento interessante", referia Cláudio Ornelas no final. Esta subida de ritmo valeu à equipa mais uma escalada na classificação geral, conseguindo a dupla chegar à vitória entre os concorrentes do CIN, a que correspondeu o 4º posto final.
"Acabou por ser um resultado fantástico para nós! Foi apenas o nosso segundo rali com este carro e conseguimos demonstrar competitividade e uma rápida habituação à maquina. Penso que durante a tarde conseguimos melhorar em alguns aspectos e evitar pequenos erros que nos iam custando alguns segundos aqui e ali, e acabamos por conquistar um excelente resultado final", resume o piloto.
A juntar ao 4º lugar final e à vitória no CIN, Cláudio Ornelas e Miguel Castro acabaram por ver o seu desempenho premiado também com a vitória  do Grupo P3-7 e ainda com a confirmação do Título no Troféu CIN 2017, entre os carros de 4 rodas motrizes.
"É óbvio que só podemos estar satisfeitos. Não foi um rali perfeito, cometemos alguns erros, mas essa é também uma face da aprendizagem. Contudo, o balanço é para nós bastante positivo: vitória no CIN, vitória na classe e um excelente 4º lugar final ao qual se junta a conquista do Troféu CIN desta temporada para os 4x4. Saímos portanto de Vouzela bastante satisfeitos e com a sensação de dever cumprido.
Não podemos deixar uma vez mais de agradecer a todo o público que continua a manter bem viva a modalidade. Queremos também enviar uma palavra de agradecimento aos nossos patrocinadores bem como à Torres Competição, na pessoa do Jacinto Torres, do Nuno Carvalhosa e a todo o restante staff da estrutura pelo excelente trabalho técnico que nos permitiu desfrutar em pleno desta fantástica prova", concluiu Cláudio Ornelas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário