Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

JOÃO SILVA DE REGRESSO AO NACIONAL DE RALIS

João Silva e Hugo Magalhães, a mais jovem dupla internacional portuguesa, vai estar no próximo fim-de-semana à partida do Rali Centro de Portugal, num regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis, depois da uma proveitosa incursão pela FIA WRC ACADEMY. 
O Campeão Nacional em título das duas rodas motrizes, João Silva, realizou as primeiras três provas da Campeonato do Mundo de Ralis destinado a jovens pilotos, e ainda que numa progressão notória viu-se obrigado a abandonar antecipadamente as lides mundialistas por falta de verbas. 
Desta forma e com o desejo de continuar a competir no remanescente da época, o piloto direccionou o seu projecto para o CPR2, competição que dominou brilhantemente na época passada. 
Partindo motivados para vencer as restantes três provas deste campeonato, a dupla da FX TEAM sabe que a revalidação do título não dependerá apenas deles – pois falharam as duas primeiras provas –, pelo que o principal objectivo será por em prática toda a experiência acumulada na FIA WRC ACADEMY, sem pressão pelos pontos, convictos que um passo atrás poderá cimentar um futuro passo em frente.
João Silva justifica da seguinte forma esta sua opção – “Fomos pioneiros e audazes ao embarcar na WRC Academy, mas infelizmente não conseguimos reunir parceiros suficientes para manter a nossa aposta na academia. A crise tem-nos afectado a todos os níveis, pois apesar de ser europeia, tem forte incidência em Portugal e na nossa economia. Ainda assim não quero deixar de competir e construir uma carreira sólida ao mais alto nível, pelo que decidi regressar ao CPR2, novamente aos comandos do Renault Clio R3, assistido pela ARC Sport e com o Hugo ao meu lado.”
“Vamos contar com a fiabilidade e competitividade do nosso carro para tentarmos vencer as restantes provas, ainda que por nossa opção estaremos limitados no número de pneus a utilizar, e a gasolina comercial apenas. Estes factores vão limitar a performance do carro, mas tencionamos ultrapassar estes handicaps com os novos métodos de trabalho que aprendemos na academia. Vamos naturalmente limitar os nossos reconhecimentos a duas passagens por troço. Assim seremos obrigados a dar 110%, reduzindo custos, mantendo um plano de evolução continua que nos permita estar melhor preparados para um futuro projecto internacional. ”
“Vamos regressar com a consciência de que é possível conquistar novamente em 2012 as duas rodas motrizes. As três provas que faltam, foram ralis que venci no ano passado, e com a experiência adquirida este ano seguramente que me vou apresentar mais competitivo e como um forte candidato à vitória, isto apesar da forte concorrência que nos espera, e a qual estou desejou-se de enfrentar. Creio que será interessante de seguir a luta pelo CPR2 já nesta próxima prova, e ver onde nos situaremos após um longo período de ausência.”
Novamente ao lado da FX TEAM estarão os principais patrocinadores da equipa, nomeadamente a FX HOTELARIA, a CONSTRUART, a SFU, a SOFF e a LABORIAL.
O Rali Centro de Portugal disputa-se este Sábado na região da Marinha Grande, e terá seis especiais de classificação num total de 101 quilómetros cronometrados, com a estreia de 3 novas variantes das especiais já disputadas na edição passada, incluindo os famosos troços nocturnos de São Pedro de Moel. 


Sem comentários:

Enviar um comentário