Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

FOTOS COM HISTÓRIA: O CARRO QUE ME LEVOU ÀS ASTÚRIAS


Calma malta... eu nunca tive um Opel Corsa S2000. O título desta curta história pode induzir em erro os mais distraídos (se bem que podia ter sido literalmente assim: fazer uma viagem de uns 600 quilómetros a bordo de um verdadeiro carro de ralis... não me chateava nadinha!)

Estávamos no ano de 2009, mais concretamente em Setembro. No ano anterior eu tinha tido a sorte e o gosto de ir ver pela primeira vez o então Rali Príncipe das Astúrias (que nos dias de hoje se chama Princesa das Astúrias - viva a igualdade de direitos!) e fiquei encantadíssimo. Quem me conhece um pouco melhor conhece também o meu fascínio por montanhas, e levar um rali às portas dos Picos da Europa, ainda para mais sendo uma prova de cariz internacional... perfeito! Não podia desejar melhor.


Mas voltando ao ano de 2009, muito próximo da data do rali, a vontade de lá ir era enorme como é obvio. Mas como bom jovem português que era (e ainda sou), o mês era muito grande, os tostões eram sempre contadinhos e portanto uma despesa extra como era a viagem a Oviedo era quase proibitiva. Mas..e o vício..? E depois de ver a lista de inscritos com carros como os Punto S2000, os 207 S2000, os Fabia S2000, o Proton S2000 e sobretudo o Corsa S2000... eu queria muito ir, a minha conta bancária queria muito que eu não fosse. E este impasse durou, e durou e durou...até à véspera do começo da prova ao final da tarde.

Foi um daqueles momentos em que a pessoa pensa: posso não voltar a ter uma oportunidade de ver aquele Corsa "oficial"! Sempre adorei o Corsa e sabia que dificilmente o poderia vir a ver noutra ocasião (como de facto desde então aconteceu, que nunca mais tive essa oportunidade) e portanto se optasse por não ir a este rali iria arrepender-me para sempre.

Não imaginam a ginástica que fiz para me poder fazer à estrada (não imaginam e também não vão ficar a saber porque essa parte não vou contar!) mas a vontade de ver o Corsa era mesmo enorme. Os outros também mas o Corsa...aquele Corsa...


E assim foi, ao final do dia joguei alguns trapos e uma tenda para dentro do meu carro, apanhei os companheiros de aventura e siga que a noite é curtinha. A viagem até lá foi feita quase em modo "eco" sempre a poupar combustível, e demorou de tal maneira que ao chegar à região, não houve outra alternativa que ir direto para o primeiro troço, disputado ainda bem de noite. Tão de noite que o "meu" famoso Corsa passou e mal o vi. Mas o principal estava conseguido, depois de tanto "vou; não vou", depois de tantas dúvidas e de tanto impasse, e depois de uma ginástica monetária digna de ter lugar nos Jogos Sem Fronteiras.

Entretanto o sol veio fazer companhia e no troço seguinte já consegui apreciar em condições aquela máquina magnifica que a MSD desenvolveu e que o Toni Gardmeister pilotou naquele "Príncipe das Astúrias". E confirmo: o carro era mesmo um espanto (embora não muito competitivo). Infelizmente só o voltaria a ver durante a tarde desse mesmo dia, já que no segundo dia de rali já não alinhou devido a acidente.


Mas estava cumprido o desejo de ver ao vivo e a correr aquele carro tão imponente e agressivo. E estava cumprida a vontade de regressar ao rali que um ano antes me deixou a sonhar pelas paisagens, pelos troços, pelo som dos carros (os bons velhos motores atmosféricos...que saudades) por toda a envolvência que era um rali do extinto IRC. E tudo isso graças ao vicio pelos ralis mas sobretudo ao Corsa S2000 NV56 JWX, o carro que me levou às Astúrias!

Sem comentários:

Enviar um comentário