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quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Vitória, vitória… que comece a história!

Desta vez inicio este meu devaneio literário com os agradecimentos e os parabéns a quem de direito. Obviamente que o agradecimento principal vai para a família Costa, pai Francisco e filho Pedro, pela oportunidade que me deram e pela confiança depositada. Mas este agradecimento estende-se igualmente a todo o staff da JJ Team pelo trabalho incrível e pela forma profissional com que enfrentaram (e enfrentam) cada desafio. E todos sabemos o quão desafiante tem sido este Clio F2000 que parece agora estar a entrar nos eixos. 

E aqui entramos no campo dos parabéns! Porque àquela equipa fantástica que tanto trabalhou para que tudo funcionasse, que nunca baixou os braços quando o desanimo parecia ganhar força, à JJ Team só posso mesmo dar os parabéns! E claro, parabéns ao “pilotaço” Pedro Costa que tão boa conta deu de si durante um Rali de Famalicão intenso, duro, desafiante, competitivo. Provou estar à altura, provou ter aptidão e os resultados conseguidos neste rali são um justíssimo prémio para quem tanto tem lutado para os conseguir. Pedro, meu caro, tenho a certeza que tens muito para dar aos ralis e que aos poucos o vais conseguir… Acredito que os melhores capítulos da tua história começam a ser escritos agora!


Se em Vizela o Clio já me tinha deixado de água na boca, a participação no Rali de Famalicão veio mesmo confirmar a máquina de corridas que este carro é. Soberbamente bem dominado pelo “homem do leme”, o ritmo imposto foi sempre muito entusiasmante e a cada troço que percorria ao lado do Pedro, sentia-me mesmo dentro de um verdadeiro carro de corridas e sentia a adrenalina da competição em força.

O Rali de Famalicão, pelas suas características próprias, é um rali “diferente” do padrão normal dos ralis: falamos em troços urbanos desenhados em zonas habitacionais num município que fervilha com o seu rali e que o vive com o mesmo entusiasmo de quem o disputa. É fantástico percorrer cada troço ou cada ligação e termos sempre a calorosa receção do público de braços no ar a dar um importante apoio a “quem vai lá dentro”. 


E esse ingrediente extra de motivação torna ainda mais espetacular a disputa deste rali. Pessoalmente, esta foi já a minha sétima presença nesta prova e cada uma das participações se pautou por uma experiência nova. A deste ano não foi exceção e recordo já com nostalgia os momentos vividos a bordo do “avião”, do ritmo frenético com que debitei as notas de andamento, com o desempenho do Pedro a comandar excecionalmente bem o carro. Até mesmo na “famosa lomba” que catapultou o Clio pelos ares, o meu piloto o segurou como mandam as regras, apesar deste “big moment” ter deixado marcas no carro que viriam por sua vez a deixar marcas na tabela de tempos.


Felizmente temos nos bastidores uma JJ Team que, qual equipa de Fórmula 1, deitou mãos à obra e em menos de um esfregar de olhos o carro estava de novo apto a correr quase a 100%.

Sobre o rali em si pouco mais consigo acrescentar: julgo que não será exagerado afirmar que o nosso desempenho foi muito positivo e a diversão e bom ambiente uma constante. Um tónico de confiança em  bruto que o Pedro já merecia há muito tempo e que penso que terá mesmo feito esquecer por momentos o passado recente menos positivo.

E se na classificação do primeiro dia reservada ao Start Norte os números não foram tão simpáticos (em consequência do tal voo livre na lomba da passadeira), a cereja no topo do bolo veio com a Prova Extra e com a vitória na classe. Mas para mim, o prémio verdadeiro foi ver as caras de satisfação no seio da JJ Team e na cara do Pedro. Isso sim, sabe a uma vitória. Conseguimos! Grande trabalho de todos! E se lerem bem o título desta crónica, vem de encontro a isto mesmo: acredito que as coisas agora vão ser diferentes e que os resultados vão aparecer daqui para a frente.

Não posso terminar sem deixar uma palavra de animo à dupla Márcio / Patrícia Pereira pelo desfecho infeliz que teve a espetacular prova que vinham a fazer. Infelizmente é um lado das corridas que não dá para evitar e como tudo acabou em bem, siga a compor a máquina para o regresso breve.


Quanto a mim, depois de três de seguida (calma… estou a falar das corridas…) vou fazer uma pequena pausa para recuperar o fôlego mas em breve voltarei à ação. 

Até já!


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