Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 18 de maio de 2013

BERNARDO SOUSA VENCE NA CAPITAL EUROPEIA DO DESPORTO


Bernardo Sousa e Hugo Magalhães levaram este Sábado o Ford Fiesta S2000 ao lugar mais alto do pódio no “Rali Cidade de Guimarães Targa Clube”, prova pontuável para o Campeonato Nacional da especialidade.
A dupla esteve sempre na luta pela liderança, e nem a quebra de dois braços de suspensão durante o dia conseguiu limitar o fortíssimo andamento imposto desde o arranque da prova.
A primeira especial do dia permitiu ao jovem piloto da Madeira readaptar-se à condução do S2000, e recuperar ritmo competitivo, mas após o primeiro problema na suspensão, acabaram por perder algum tempo na secção matinal do rali.
A dupla teve de improvisar e recorrer a material de “ocasião” para procurar fixar o braço de suspensão partido de forma provisória e procederam à sua substituição na paragem para a assistência, apenas para ver repetir-se o problema mais tarde, tendo contudo andamento suficiente para mesmo com soluções provisórias, serem mais rápidos que a restante concorrência.
No final do rali, Bernardo Sousa mostrava-se bastante satisfeito com a vitória - “Tivemos a nossa dose de problemas mas felizmente conseguimos ultrapassá-los da melhor forma e garantindo aqui mais uma vitória, sem qualquer contestação, e com um excelente resultado para as contas do Campeonato que é o nosso principal objectivo.”
“Não foi uma prova fácil, tivemos de arriscar bastante em alguns momentos, e hoje, sentimos que o nosso trabalho e esforço, rendeu tudo o que podia render, e quando é assim, estamos todos de parabéns. Agradeço aos meus patrocinadores, a todos os que nos apoiam, e deixo mais uma palavra de enorme reconhecimento ao fantástico público que sempre nos incentiva na estrada, são os melhores adeptos possíveis e é sempre um prazer correr assim.”
 O Campeonato de Portugal de Ralis regressará a 8 e 9 de Junho, com o Rali Centro de Portugal, baseado na Marinha Grande.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

RALLY TOUR DE CORSE: JAN KOPECKY NA FRENTE

Numa etapa marcada pela competitividade e também pelas inúmeras armadilhas de uma prova como o Tour de Corse, Jan Kopecky chegou ao final do primeiro dia na liderança. O piloto da Skoda foi o ultimo dos quatro pilotos que lideraram neste primeiro dia o rali estando com pouco mais de 3 segundos de vantagem para o piloto francês Bryan Bouffier.
Craig Breen teve uma entrada fulgurante assumindo a liderança do rali desde a primeira pec mas acabaria por se atrasar na 4ª classificativa depois de uma ligeira saída de estrada. Desta forma, seria Robert Kubica a passar para o comando da prova embora por pouco tempo já que na classificativa seguinte o polaco sentia graves problemas no motor do seu Citroen DS3 RRC que ditavam o seu abandono e deixavam Bryan Bouffier à frente do rali. à entrada para o último troço do dia. Porém, o piloto do Peugeot 207 não foi feliz na escolha dos pneus o que, aliado a um ritmo forte imposto por Kopecky, foi suficiente para relegar o francês para o 2º lugar.
Com o abandono de Kubica, Craig Breen conseguiu alcançar o 3º posto depois do atraso sofrido estando a quase 40 segundos da liderança tendo atrás de si Stephane Sarrazin, que participa ao volante de um Mini JCW RRC.
Destaque para as presenças portuguesas em prova. Renato Pita e Marco Macedo, em estreia a nível internacional tiveram algumas naturais dificuldades neste primeiro dia sendo a dupla do Peugeot 208 a nona classificada entre os carros de duas rodas motrizes.
O Rally Tour de Corse prossegue amanhã com a disputa das ultimas 5 classificativas. Os tempos online podem ser acompanhados aqui.

MAIS "GLAMOUR" NO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE SPORT-PROTÓTIPOS

Margarida Barbosa em equipa com Rosário Sottomayor 
O regresso à competição de um piloto consagrado é sempre notícia. Mais ainda, quando esse piloto é do sexo feminino, e é metade de uma nova dupla para a Categoria C3 do CPSP.
A Torque Promotion, promotores dos Sport Protótipos, acaba de confirmar que, após algumas negociações para atrair mais pilotos ao Campeonato, Rosário Sottomayor alinhará já na próxima corrida com Margarida Barbosa, que havia testado um dos Radical da Araújo Competição em Fevereiro no Circuito de Braga. 
Se para a Famalicense, que vem dos Karts e já fez um par de provas do Regional de Rallies, é uma estreia em circuito, para a piloto do Estoril, entretanto, é um regresso após um intervalo de mais de 5 anos. 
"Não podem imaginar a quantas portas tenho batido, sempre com a ideia de voltar a correr… e de resto, os Protótipos eram a minha primeira paixão!" - disse a propósito Rosário Sottomayor, radiante com a oportunidade de assim regressar às lides. 
Já para Margarida Barbosa, irmã do conhecido piloto de Rally Miguel Barbosa, as incertezas são algumas, até pelo facto do carro a utilizar, o SR3 branco que o ano passado foi pilotado nalgumas provas por Mário Melo e Paulo Costa, ser um modelo de volante à direita. 
O que é certo é que, a partir do Estoril, haverá mais um carro na grelha do CPSP, pilotado por uma equipa feminina de charme, mais a mais combinando a experiência de Rosário Sottomayor com a juventude de Margarida Barbosa, e portanto certa de atrair algumas atenções.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PILOTOS VIANENSES CONQUISTAM FALPERRA

Mais que uma corrida de automóveis, participar na Rampa da Falperra oferece um sabor especial aos que anualmente enfrentam o desafio. Os cerca de 5 quilómetros do traçado bracarense oferecem aos pilotos um turbilhão de emoções e de adrenalina incomparáveis que coloca à prova os limites da capacidade humana em conjugação com a máquina.


João Pedro Peixoto e Pedro Fins viveram um ano mais a Falperra por dentro representando as cores da cidade de Viana do Castelo de onde ambos são oriundos. Ao volante de máquinas míticas como o Mini ou o Lotus, os pilotos vianenses contam na primeira pessoa como é correr na Falperra. "Obviamente que para quem gosta de automóveis, participar na Falperra é sempre muito especial e quando em 2010 estreei o Mini, precisamente nesta Prova, foi o concretizar de um sonho" refere João Pedro Peixoto que afirma que "a principal vitória é o prazer de subir esta Rampa mítica e depois descer junto do público que nos acarinha como em mais nenhuma Rampa ou Circuito. É uma sensação única, uma festa. Sempre digo a alguns pilotos amigos que só fazendo esta Rampa é que se sabe o que é sentir realmente um público aficionado, que nos apoia desde o primeiro momento, quer se vá de Mini, de Sport-Protótipo ou de Ferrari." 


Para Pedro Fins, falar da Rampa da Falperra é falar de emoções "Para mim tem um significado muito especial. Nasci em Braga, e tenho lá grande parte da minha familia, por isso comecei a acompanhar a Rampa da Falperra desde muito pequeno durante os anos em que o meu tio Adriano correu. O ambiente desta prova é simplesmente fantástico."


Quando questionado sobre como é levar o pequeno e emblemático Lotus Elan ao limite no traçado desta prova, Pedro Fins é peremptório nas suas palavras: "É emocionante! O carro é bastante leve. Tem uma relação peso/potência incrivel por isso, todas as travagens são feitas bastante tarde, e em algumas zonas chega-se às curvas mesmo muito rápido. A adrenalina sobe para se conseguir fazer um bom tempo, e também não existe qualquer margem para errar, o que torna qualquer rampa um desafio ainda maior."

Por seu lado, João Pedro Peixoto refere que pilotar o Mini nesta rampa é "uma sensação fantástica porque é um carro que me dá muito prazer conduzir". Para o piloto, que considera esta como a melhor Rampa do país, é preciso ter bastante alma para se conduzir nos limites mas o prazer de condução que o Mini proporciona aliado ao gosto pela pilotagem fazem esquecer todos os sustos: "Quando o verde acende, só vemos os asfalto e os rails e tentamos lembrar-nos de todos os pequenos pormenores que fazem a diferença, que no meu caso resultou num ganho de mais de 3 segundos desde os treinos até à última subida onde consegui o meu melhor tempo. É quase como se fosse uma “Power Stage”, mas sem navegador porque as notas estão na nossa cabeça. Não é fácil interiorizarmos que desde a chicane até à Curva da Morte é a fundo e que temos que fazê-lo sem qualquer reserva, mesmo se há alturas em que sentimos o carro quase a “flutuar”… E é interessante ver as fotografias depois da corrida, porque dentro do carro não temos a noção do quão perto passamos dos rails em algumas curvas! "


Para os pilotos, Falperra significa vitórias e ambos partiram para mais uma edição com o objectivo de repetir as vitórias de anos anteriores nas suas categorias. Segundo nos conta Pedro Fins "Acho que tive uma prestação Razoavel! Embora tenha ganho na minha classe, acho que na classificação geral dos clássicos poderia ter feito melhor. Foi tudo preparado muito em cima da hora, e as afinações que usei, bem como o rapor, são as que habitualmente utilizamos nos Circuitos. No entanto o principal objectivo foi cumprido, e mais uma vez diverti-me bastante, num fim de semana em que pela primeira vez tive a companhia das minhas duas primas, que também participaram na Rampa, inseridas no Troféu Abarth. Foi um fim de semana especial, com a familia, e alguns amigos também eles muito especiais." No final, o piloto do Lotus obtinha a vitória na Categoria 3 dos Históricos 71 sendo ainda o 3º classificado à geral na Categoria 3 dos Clássicos.


Por seu lado, João Pedro Peixoto sai da Falperra com bons motivos para sorrir: "A minha prestação na Falperra foi muito satisfatória, na medida em que fiz aquilo a que me propus: ganhar os Históricos 71 até 1.300 e classificar-me o melhor possível na Geral dos Clássicos 1.300 e na Geral dos Históricos 71. Como além da vitória fiquei em segundo lugar nestas duas categorias, não poderia estar mais satisfeito. Obviamente que os objectivos foram cumpridos porque além de ser impossível fazer melhor do que fiz, o carro veio para Viana sem qualquer arranhão e pronto para a próxima prova."

Pedro Fins e João Pedro Peixoto, dois pilotos vianenses a atingir o sucesso na mítica Falperra com a vontade de repetir.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

RALI CIDADE DE GUIMARÃES / TARGA CLUBE: IVO NOGUEIRA PRONTO PARA O ASFALTO


Realiza-se no próximo dia 18, o Rali Cidade de Guimarães/ Targa Clube, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis e no qual o piloto Ivo Nogueira vai a marcar presença.
Esta prova é uma estreia no campeonato, sendo a primeira vez que o Targa Clube realiza estas especiais na zona de Guimarães. Atendendo à grande paixão que existe nesta região do país e à boa lista de inscritos, espera-se uma grande afluência de público.
Esta é a primeira prova em asfalto que o piloto participa ao volante do seu novo Subaru Impreza N15, grupo N, no Campeonato de Portugal de Ralis. Esta estreia marca uma nova fase do campeonato, que troca a terra pelo asfalto. Durante as ultimas semanas, o piloto e a sua equipa, fizeram um trabalho de preparação que, além de testes com vista a encontrar o melhor setup e adaptação do piloto ao carro, incluiu a participação como carro de segurança no Rali de Alfena.
Para Ivo Nogueira “ é sempre com expetativa que encaro esta nova fase de asfalto. Tentamos preparar bem este rali, pois é a primeira vez que vou guiar o Subaru em condições de competição. O carro é muito diferente do Citroen DS3 R3 que guiei nos últimos anos, o que implica sempre um período de adaptação. Estou motivado já que tudo tem corrido bem e espero um bom rali onde possa lutar pelas primeiras posições do Grupo N."
O rali terá início às 10:15 de sábado com o troço "Rota das Cutelarias" e pódio previsto para as 19h05 do mesmo dia, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, onde será também o parque de assistência.

RALI CIDADE DE GUIMARÃES / TARGA CLUBE: GONÇALO DIAS DÁ UM PASSO EM FRENTE

Depois de uma época a disputar o Troféu Fastbravo, o jovem piloto Gonçalo Dias irá dar mais um passo na sua curta carreira, tendo presença assegurada no Rali Cidade de Guimarães nos dias 17 e 18 de Maio, aos comandos de um Peugeot 206 GTI.
Para o piloto está é a evolução normal, e quanto aos seus objetivos para o Rali Cidade de Guimarães, o jovem Bracarense, diz que : “vai ser a minha primeira prova de Peugeot 206 Gti e como tal não espero facilidades. Vou fazer o meu melhor e espero com o desenrolar da prova tornar-me mais competitivo”.
Sobre o Peugeot 206 GTi, Gonçalo Dias contou que já teve a possibilidade de fazer um pequeno teste para tirar algumas ideias, “já que foi a primeira vez que andei com um carro verdadeiramente competitivo. É tudo novo e vou ter que perceber o carro em ritmo de prova”.
O Rali Cidade de Guimarães vai para estrada no sábado, com os concorrentes a disputar no total seis provas especiais de classificação.

AMAZING TEAM NO RALI CIDADE DE GUIMARÃES / TARGA CLUBE


Inicia-se no próximo fim-de-semana a época de asfalto do Campeonato Portugal de Ralis no Rali do Targa Cidade de Guimarães, num rali totalmente novo no panorama dos ralis, e de onde se aguarda um rali muito intenso e fantástico, não fossem as especiais muito próximas do público e com um percurso magnífico.
Depois dos teste no rali de Santo Tirso, a dupla da equipa AMAzing Team, Marco Reis e Rui Raimundo, apresentar-se-á neste rali na máxima força tentando amealhar o máximo de pontos possíveis.
Para o piloto, Marco Reis, “este é um rali bonito pela zona onde se realiza, e sendo Guimarães a Cidade Europeia do Desporto em 2013, todos os fatores de sucesso estão reunidos, esperando-se uma boa luta entre os concorrentes do CPR, o que fará as delícias do público. A nossa missão passa novamente por divulgar o projeto da AMA – Associação Amigos do Autismo, esperando contudo, conseguir um bom resultado final”.
Já para Rui Raimundo, “este rali é totalmente novo para todos. Realça a especial da Serra da Penha, que na minha opinião, reúne tudo o que é necessário para ser uma especial para mais tarde recordar, fruto de ter zonas muito rápidas, com curvas lentas à mistura, mau piso a alternar com estradas excelentes, mas acima de tudo a passagem pela penha e pelo traçado da rampa, tornam a especial bastante interessante. Todo o resto do rali é excelente. Esperamos que tudo corra como previsto, e que no final, os nossos patrocinadores se orgulhem de mais uma etapa bem conseguida.”
A equipa agradece o especial apoio do Hotel Ibis de Guimarães pelo apoio neste rali, tratando-se de um hotel de referência na cidade, acolhedor e de condições excelentes para uma boa estadia, não esquecendo o apoio de Optimus, Cepsa, AMAzing – Publicidade e Comunicação, Yzycar, Auto-Rabal, Raifama Automóveis, Overstep e Heads Motorsport.