Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 26 de janeiro de 2014

INTER MUNICÍPIOS NORTE: LUTA A DOIS COM VITÓRIA AO "PHOTO-FINISH" NO 6º CAM RALI FESTIVAL

Com cariz extra campeonato, a temporada do CIN 2014 arrancou em Braga com uma bem composta lista de mais de cinco dezenas de inscritos.

Com a ausência de várias equipas habitualmente favoritas à vitória, entre as quais, a dupla campeã em título Domingos Silva / Ricardo Oliveira, o 6º CAM Rali Festival tinha em José Rodrigues e Edgar Reis os seus principais animadores.
O piloto de Guimarães, ao volante do seu competitivo Honda Civic, partia para a primeira classificativa ao ataque, como é seu apanágio e nem mesmo as difíceis condições climatéricas foram impedimento para que José Rodrigues alcançasse o melhor registo.
A somente 2,7 segundos ficava Edgar Reis. O piloto de Famalicão levava até ao circuito bracarense o eficaz Renault Clio RS e impunha um forte ritmo na primeira das duas pec's previstas, sendo, a par de José Rodrigues, o único piloto a conseguir um tempo abaixo do minuto 5,10.
Na terceira posição surgia o Citroen Saxo de Eurico Gomes. Rodando de forma muito rápida, Gomes conseguia uma prestação muito positiva liderando folgadamente a classe 2.
Gaspar Pinto e José Baptista foram um dos focos de interesse nesta classificativa ao travarem uma luta interessante pelo 4º posto com vantagem para o piloto do BMW a bater Baptista por escassas 8 décimas.
Também a luta pelo 6º lugar foi animada com 3 pilotos a rodarem muito próximos, destacando-se Américo Costa a colocar o seu Peugeot 306 na frente do Mitsubishi Lancer de Filipe Silva por uma pequena margem de 5 décimas. Miguel Rodriguez quedava-se pelo sétimo posto a pouco mais de 2 segundos.
Com a chuva a ser uma constante e as condições de piso a provocar muitos calafrios às equipas, adivinhava-se renhida a ultima das classificativas da prova com José Rodrigues e Edgar Reis a afigurarem-se como os favoritos à vitória.
E seria desta vez o piloto da Transfradelos o mais eficaz ao vencer a classificativa gastando 5 minutos e 9,9 segundos para cumprir os cerca de 7 quilómetros do traçado. Porém, José Rodrigues nunca baixou os braços e obtinha o segundo melhor registo perdendo 2,5 segundos para Reis, ainda assim suficientes para segurar a vantagem na classificação geral. O piloto do Honda vencia desta forma o 6º CAM Rali Festival com uma vantagem de apenas 2 décimas sobre Edgar Reis, sendo também o vencedor na classe 3.
Na 3º posição, Eurico Gomes repetia o andamento demonstrado na primeira pec baixando mesmo em cerca de 1 segundo o seu registo. Este resultado permitiu ao piloto do Citroen Saxo segurar o ultimo lugar do pódio a que juntou a vitória na classe 2.
Filipe Silva e Américo Costa repetiam nesta classificativa o duelo da primeira pec novamente com vantagem para o piloto do Peugeot enquanto Gaspar Pinto não ia além do 6º tempo na classificativa. No entanto, para Gaspar Pinto este resultado seria suficiente para segurar o 4º lugar final no rali sendo o melhor classificado na classe 4.
Américo Costa colocada deste modo o seu Peugeot 306 no 5º posto final na frente do Mitsubishi Lancer Evo de Filipe Silva.
De destacar também as vitórias de Carlos Pacheco na classe 1, de Marco Pacheco nos diesel e de Sara Moreira entre as senhoras, enquanto nos clássicos, Santos Pereira levou o Opel Kadett ao lugar mais alto do pódio colocando um ponto final nos azares que o perseguiram ao longo de 2013.
O Campeonato Inter Municípios Norte volta à estrada em Abril com a realização da primeira prova pontuável, o Rali Rota do Folar, a 19 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário