Este espaço é para si! Envie-nos a sua notícia: mscmail.fotorali@gmail.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ENEOS Campeonato Portugal Sport Protótipos, Estoril

Corrida 1 -  De trás para diante

Quando tudo faria esperar o oposto, após a uma sessão de treinos cheia de problemas que impediu quer Gonçalo Araújo, quer João Calado Luís, de averbarem uma única volta em treinos, os dois pilotos do Norma Eneos venceram a corrida deste Sábado do Campeonato de Portugal de Sport Protótipos, que fora liderada na sua maior parte por César Machado. Aliás, parecia que a má sorte iria continuar pela corrida adentro, com Araújo a arrancar atrás da confusão gerada quando o Norma de Mário Melo, o Wolf de António Ricciardi e o Radical de Francisco Abreu todos disputaram o mesmo pedaço de reta. Mal a prova tinha começado, com Machado a liderar e Abreu instalado em segundo, Gonçalo Araújo vem para a boxe com problemas no selector e enceta então uma espantosa recuperação que deixaria João Luís, também ele a fazer uma corrida impecável, em posição de ganhar, até porque na fase final da prova Gonçalo Inácio começa a perder rendimento com o seu Norma também a falhar. Várias penalidades por exceder a velocidade no Pit Lane e outras paragens nas boxes confundiram a evolução da corrida em relação aos lugares seguintes, com Mário Melo e depois Paulo Costa em luta com Colin Bain, que acabaria por vencer nos Radical, e as meninas também a perder algum tempo quando Rosário Sottomayor pára na boxe por ouvir um ruído estranho no carro, que não era mais que um colector rachado. Mesmo assim, as duas acabaram em sexto, e segundo dos Radical, já que mesmo no final, Francisco Abreu ficaria sem transmissão após uma corrida impecável que foi também a sua estreia no Estoril. 

Corrida 2 - A Sorte de uns é o azar de outros

Podia ser este ditado a definir a segunda corrida do Campeonato de Portugal de Sport Protótipos disputada este Domingo no Estoril. De facto, se logo no arranque Gonçalo Inácio se colocou no comando e foi escapando a João Luís a bom ritmo, arriscando mesmo um pouco, tudo seria em vão quando uma troca de pilotos atabalhoada fez Gonçalo Araújo assumir o comando. Cá atrás, Nuno Santos perdera a vantagem ganha num excelente arranque quando o seu cinto de soltou e o fez perder dois lugares de uma assentada. Também Paulo Costa já tinha desistido com um curto-circuito nas bobines do Norma M20C, quando se começaram a dar as trocas de pilotos. O Norma que comandava parou primeiro, mas ao trocarem a backet para o mais pequeno César Machado, um dos cintos ficou entalado nesta, obrigando o piloto a perder cerca de 40 segundos e com isso o comando da prova. "Quando eles se enganaram na troca, foi só levar o carro até ao fim" disse modestamente o vencedor Gonçalo Araújo, ignorando a sua melhor volta canhão de 1.37,938, a mais rápida do fim de semana no Estoril. 
Na Categoria C3, Francisco Abreu fez mais uma corrida sem novidade e sem adversários à altura na sua classe, foi ao pódio da geral, deixando Colin Bain um distante segundo a duas voltas. Azar para as "meninas" também, com Rosário Sottomayor a ver o selector do Radical começar a falhar e finalmente partir deixando-a em sexta, sem que Margarida Barbosa tivesse chegado sequer a andar no carro, e logo quando tinha ultrapassado Colin Bain e outro segundo lugar parecia garantido. 
Assim, a dupla Belga Donald Naessens e Wim Geentjens fechou o pelotão. Agora, é lamber as feridas até à Boavista, que promete mais inscritos e muita animação!

C 1 - POS PILOTOS CARRO
1º Gonçalo Araújo/João Luis – Norma M20FC 28 voltas em 50m04,467s
2º Gonçalo Inácio/César Machado - Norma M20F, a 37,677s
3º Nuno Santos/António Ricciardi - Wolf GB08, a 52,280s
4º Mário Melo/Paulo Costa – Norma M20FC, a 1 volta
5º Colin Bain - Radical SR3, a 1 volta
6º Rosário Sottomayor/Margarida Barbosa - Radical SR3, a 3 voltas
7º Donald Naessens/Wim Geentjens - Radical SR3, a 3 voltas
8º Francisco Abreu - Radical SR3, a 5 voltas

C 2 - POS PILOTOS CARRO
1º Gonçalo Araújo/João Luis – Norma M20FC 29 voltas em 50m42,957s
2º Gonçalo Inácio/César Machado - Norma M20F, a 45,857s
3º Francisco Abreu - Radical SR3, a 58,164s
4º Colin Bain - Radical SR3, a 2 voltas
5º Nuno Santos/António Ricciardi - Wolf GB08, a 52,280s
6º Donald Naessens/Wim Geentjens - Radical SR3, a 3 voltas

Campeonato:
CN
1º Gonçalo Araújo/João Luis – 90 pontos
2º Gonçalo Inácio/César Machado - 79 pontos
3º Mário Melo/Paulo Costa – 45 pontos
4º Nuno Santos/António Ricciardi - 30 pontos

C3
1º Francisco Abreu - 87 pontos
2º Donald Naessens/Wim Geentjens - 66 pontos
3º Colin Bain - 43 pontos

Sem comentários:

Enviar um comentário