O modus operandi do André mantem-se o mesmo que eu sempre conheci: um plano de trabalho traçado a pensar nos detalhes, disciplinado, eficiente, exigente para connosco mesmos desde o primeiro metro de reconhecimentos, e obviamente que isso me traz ensinamentos, sobretudo o ensinamento de não facilitar por relaxe, por descuido. Se é para se fazer, que se faça bem feito. E se não der certo, pelo menos que não seja por nos termos deixado levar pelo desleixe.
Pois bem, assim foram os reconhecimentos deste rali que primou para mim por duas características muito próprias: a rapidez das estradas que acolheram a competição, e em consequência, o extremo desafio que foi navegar naquele terreno tornando tudo mais aliciante.
Da minha parte posso-vos garantir que o ritmo imposto ao longo daqueles quase 10 quilómetros me deu um gozo fenomenal no “ditar notas” e no sentir o que é um R5 a respirar saúde, tão bem comandado pelo “capitão da nave” André Cabeças e nem mesmo um pequeníssimo exagero (quando íamos “cravados de 4ª”) beliscou o quanto ambos desfrutamos a bordo do Ford.
A dose repetiu-se na segunda passagem por este espetacular troço e quando digo que se repetiu, foi literalmente isso pois igualamos à décima o tempo que tínhamos feito na primeira passagem. Ritmo diabólico, pilotagem eximia, a correr muito próximo do limite pois numa máquina destas, se não for assim nem tem piada.
E com isto tudo liderávamos o rali, antes da Super Especial noturna presenciada por uma incrível moldura humana. Honestamente não esperava ver tanta gente ali a assistir ao espetáculo. Superou as minhas expectativas.
Mas a maior fatia do bolo servia-se no dia seguinte com 6 provas especiais de classificação, entre as quais, a minha preferida – Olhos de Fervença – um troço delicioso, com uma geometria mais apropriada para as características do Fiesta, com zonas muito rápidas a alternar com zonas bastante mais técnicas e a obrigar a uma concentração enorme para não comprometer em nada o rali.
Motivados pela espetacular primeira etapa que tínhamos conseguido, arrancamos para este segundo dia dentro da mesma filosofia: desfrutar, andar rápido, não cometer erros.
O troço seguinte, com zonas brutalmente rápidas e de bom piso, não era tão apropriado para as capacidades do Ford mas tentamos ao máximo minimizar as perdas salvaguardando sobretudo a mecânica. Era importante não cometer erros ou exageros, não relaxar e segurar a vantagem de tempo que já tínhamos amealhado. Assim o fizemos, embora num ou noutro ponto propício ao espetáculo, uma vez mais o meu bravo piloto não deixou créditos por mãos alheias e fez ali umas passagens “à mundial”. Se do lado de dentro foi bonito, quem viu por fora certamente viu um excelente show.
Entretanto com o céu cada vez mais carregado e com os primeiros pingos de chuva a aparecerem, era altura de “mudar o chip” do ataque para a defesa. A nossa margem era razoável, dava-nos algum conforto e a partir dali era importante começar também a gerir um pouco.
Sem qualquer problema no carro, com a confiança em alta e com tudo a resultar em pleno, agora o importante era mesmo “não adormecer”. Quando se relaxa acontecem erros, e isso nenhum de nós queria. Totalmente focados percorremos os derradeiros quilómetros de prova sem sobressalto, com o André a aproveitar alguns locais para bonitas atravessadelas de forma a agradecer ao muito público presente todo o apoio que nos deu.
A tentação de cair na euforia e nos festejos era grande mas… lá está, quando se relaxa é quando dá asneira. “Festejamos no pódio”, palavras sábias do André nesta altura, com as quais eu concordei. E nada falhou. E não errei nas contas. E não nos perdemos na ligação. E vencemos!! A vigésima vitória do André e a minha primeira vitória à geral, passados 11 anos desde aquela brincadeira que me levou às lides da navegação e que me abriu todo um novo mundo e me fez nascer uma grande paixão pela arte.
Agora, passadas umas poucas horas desde o final deste rali, acho que ainda não consegui descer à terra e perceber o que aconteceu. Sim, ganhamos, e ganhamos bem (7 vitórias em 9 troços possíveis!) … mas o que mais me ocupa a mente foram todos aqueles momentos de pura adrenalina a bordo de um imaculado Ford Fiesta R5 espremido ao máximo pelo meu piloto que, provavelmente tirou deste rali o mesmo nível de satisfação e de gozo que eu tirei.
Peço-vos desculpa se esta crónica não foi tão divertida de ler ou se não vos “transportou” para dentro da corrida de maneira tão eficaz, mas sinto-me sem palavras e ainda a tentar assimilar a experiencia – correr num R5 não é todos o dias e isso marca!
Ao André Cabeças, dou os meus parabéns pela 20ª vitória da carreira e sobretudo pelo talento que o homem revela ao volante. E obviamente que nunca é demais agradecer-lhe por ter-me confiado a missão de o navegar uma vez mais, proporcionando-me momentos e sensações únicas que só nos ralis são possíveis.
A todo o staff da Pardal Sport um muito obrigado pelo trabalho desenvolvido, profissionalismo ao mais alto nível sem duvida, e uma vez mais também obrigado pela forma como me acolheram na “vossa casa”.
A Cantanhede, às suas gentes, às suas mais altas entidades, responsáveis por fazer acontecer este rali, tal como ao Clube Automóvel do Centro, uma palavra de apreço pela forma como receberam a caravana do rali, foi um evento espetacular!
E porque isto não é a cerimônia dos Oscares, vou parar com os agradecimentos e vou ver pela enésima vez as imagens do Fiesta a voar baixinho porque aquilo vicia mesmo.
Até breve, bons ralis!
Mas que cronica linda , emocionante, pura e sim é real :) Parabens
ResponderEliminarObrigado 🤗
EliminarEsta superou o tio Hercas éeee :D
ResponderEliminarA tua escrita faz-me bem ao cérebro e transporta-me para o interior do Fiesta. Quanto à prova em si, imagino a vossa adrenalina durante a mesma e aquele sentimento que a poderiam ganhar à medida que se sucediam os troços. O Fiesta, portou-se bem, a equipa de assistência foi top e a dupla de pilotos foi eficaz e soube retribuir o carinho do público.
ResponderEliminarTodos de parabéns.
E.T. Aquela do "nervoso graudinho" é muito boa!!!
Muito obrigado
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