O pinhal interior sul, foi o cenário para a prova de abertura do Campeonato Nacional de Ralis de Regularidade Histórica, que teve como sede a graciosa Vila da Sertã. Meia centena de veículos alinharam à partida, para um percurso de cerca de trezentos quilómetros com mais de 70% em secções competitivas, e onde se estreava como organizador o Lusitânia Automóvel Clube.
A primeira secção trouxe para a liderança a experiente dupla portista, João Paulo Martinho/Tiago Caio que colocavam o Escort XR3 na liderança, seguida de duas duplas espanholas Alberto Conde/Adolfo-Almuiña e Jesus Reales/Jose Barriga. Faltava no entanto uma secção, a mais longa, onde a precisão das equipas seria posta à prova.
À partida para a segunda secção, em Cernache do Bonjardim, a meteorologia perfilava-se como elemento de dificuldade adicional para o pelotão de carros clássicos, que iria de novo serpentear por entre a floresta desta região de Portugal. Foi nesta segunda secção que aconteceu o “ataque” das equipas espanholas ao mais alto lugar do podium, situação facilitada pelo problema mecânico que afetou João Paulo Martinho/Tiago Caio e permitiu que a vitória final fosse, com todo o mérito, para os estremenhos Jesus Reales/Jose Barriga, que depois de algumas participações em provas lusas, conseguem aqui o seu primeiro grande triunfo. A classificação teve outras reviravoltas e algumas recuperações fantásticas, a começar pelo segundo lugar de Miguel Jerónimo/Rui “Martini”, uma equipa que já merecia podium, e a notável recuperação dos cantábrios Manuel Macho/Manuel Macho (pai e filho), que vieram de trás para a frente, conseguido um excelente 3º lugar. Uma nota final para o quarto posto de David Matos/Pedro Meixedo e o quinto lugar para Paulo Marques/João Martins, com desempenhos de assinalar.
Fechado que está o V Rali Histórico Vila da Sertã, todos os holofotes estão agora virados para o segundo evento do campeonato o I Rali Torres Novas Histórico, a disputar no próximo dia 8 de Abril e organizado pelo Automóvel Clube de Tomar.
Sem comentários:
Enviar um comentário