No passado dia 30 de Dezembro os Clubes ACOR, a APPA e a APPR reuniram-se em Leiria, a convite do Sr. Presidente Manuel Mello Breyner para discussão de alguns dos pontos dos Campeonatos de Ralis 2017, num culminar de várias reuniões que a FPAK levou em separado ao longo dos últimos meses, com as várias entidades.
As Principais conclusões obtidas são as transcritas:
A modalidade Rali será dividida em 2 escalões:
- Campeonato Nacional de Ralis - CNR
- Campeonato Regional (Norte/Centro/Sul) – CRN/CRC/CRS
Agregado a estes dois Campeonatos existirá:
- Taça Nacional de Asfalto
- Taça Nacional de Terra
- Campeonato Nacional de Ralis
Quilometragem
Mínimo: 90 Kms | Máximo: 120 Kms
Dará origem a 5 Campeões
Campeão Nacional de Ralis Absoluto
Campeão Nacional Ralis 2 Rodas Motrizes, 2 litros
Campeão Nacional Ralis RGT
Campeão Nacional Ralis de Clássicos
Campeão Nacional Ralis Iniciados
O Campeonato será composto por 6 Provas somando a estas mais 3.
6 Provas
Rali Serras de Fafe
Rali de Castelo Branco
Rali Casino Espinho
Rali Vidreiro – Centro de Portugal
Rali Mortágua
Rali Casinos do Algarve
3 Provas
Rali dos Açores
Rali de Portugal
Rali Vinho da Madeira
Os Concorrentes terão das 3 Provas escolher na altura da inscrição no Campeonato as 2 que pretendem que pontuem para o CNR.
A Pontuação final será obtida pelos 7 melhores resultados das 8 Provas.
No Campeonato 2R2L para a decisão do vencedor do Grupo RC3 / RC4 / RC5 apenas conta as 6 Provas (5 melhores resultados), enquanto para o Campeão Absoluto de Ralis 2R2L pontuam as 8 Provas (7 melhores resultados).
A partir de 2017 o número fixo de PECs caí e os pontos extra obtidos por cada PEC ganha será a divisão de 5 Pontos pelo número de PECs.
Nas 6 Provas o número de PECs será: minimo: 8 | máximo: 14.
Nas 3 Provas a pontuação poderá ser superior, tal como o número de PECs.
Obrigotariadade de marcação de Pneus
Serão permitidos por rali 8 pneus novos mais 2 pneus usados : na primeira Prova de cada tipo de piso podem-se utilizar até 10 pneus novos.
As regras do Rali 2 / Super Rali mudam:
Quando o concorrente entra em Rali 2 deixam de pontuar para o Campeonato. Apenas obtêm os pontos obtidos nas PEC´s ganhas.
Implementação de um Inquérito aos Pilotos para avaliarem as Provas. Em 2017 será apenas consultivo. Em 2018 será parte integrante do relatório de Observação à Prova.
- Regionais
Quilometragem
Mínimo: 20 Kms | Máximo: 60 Kms
As regras mantém em grande parte iguais
Dará origem a 3 Campeões Regionais
Campeão Regional de Ralis Norte
Campeão Regional de Ralis Centro
Campeão Regional de Ralis Sul
Certificações Nacionais de fatos, cintos, baquets, através do Delegado técnico.
- Taça Nacional Asfalto / Terra
Quilometragem
Mínimo: 60 Kms | Máximo: 90 Kms
Taça Nacional de Asfalto será constituída por 4 Provas integradas no CNR e 3 Provas integradas no Regional.
Rali de Castelo Branco - CNR
Rali Casino de Espinho - CNR
Rali Vidreiro – Centro de Portugal - CNR
Rali Casinos do Algarve - CNR
Rali Vila Nova de Cerveira - Reg.
Rali Aguiar da Beira - Reg.
Rali de Viana do Castelo - Reg.
Taça Nacional de Terra será constituída por 2 Provas integradas no CNR e 4 Provas integradas no Regional.
Rali Serras de Fafe - CNR
Rali de Mortágua - CNR
Rali de Gondomar - Reg.
Rali do CAC - Reg.
Rali de Amarante - Reg.
Rali de Vila do Bispo - Reg.
Quando a Taça estiver integrada no CNR fará o Rali igual ao CNR, partindo após o último Concorrente.
Quando a Taça estiver integrada numa prova do Regional a quilometragem deste Rali será de acordo com o a quilometragem da Taça.
Obrigatoriedade de marcação de Pneus
Serão permitidos por rali 8 pneus novos mais 2 pneus usados : na primeira Prova de cada tipo de piso podem-se utilizar até 10 pneus novos
Dará Origem a 2 Vencedores
Vencedor da Taça Nacional de Ralis Asfalto
Vencedor da Taça Nacional de Ralis Terra
- Campeonato Nacional de RGT / Clássicos / Iniciados
Os Concorrentes que se inscrevam neste Campeonato fazem as Provas de acordo com a Taça Nacional de Ralis de Asfalto.
Quando a Prova é parte integrante de uma prova da Taça integrada no Regional, um veículo de um destes Campeonatos pode ser o Vencedor do Rali.
- Prova Extra
Nos Ralis do Regional quando um veiculo com Homologação quiser participar terá que ser integrado num Rali Extra; este poderá ter um nome diferente do Rali principal. Excepção para o Campeonato RGT / Iniciados nas Provas do seu campeonato.
- Valor das Inscrições 2017
PROVA VIATURA VALOR
CNR RC2 1300 €
CNR RC2N / RGT 1200 €
CNR RC3 / RC4 700 €
CNR RC5 550 €
CNR Clássicos 550 €
TAÇA no CNR 650 €
TAÇA no Regional 600 €
TAÇA RGT 800 €
TAÇA Clássicos 550 €
TAÇA até 1400cc 550 €
REGIONAL isolado 250 €
(estes valores incluem Seguro, IVA e nos casos que seja obrigatório o sistema de tracking)
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