Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Retrospectiva 2012 - Rali de Barcelos

O 4º Rali de Barcelos deu continuidade ao Open de Ralis 2012. Com um figurino pouco habitual nos ralis nacionais, o Rali de Barcelos apresentava cerca de 170 kms com 7 classificativas distintas percorridas uma vez cada e uma super especial citadina a encerrar a prova.



Fernando Peres apresentava-se novamente à partida de uma prova do Open e depois da vitória obtida na prova inaugural em Fafe, partia para este rali com grande motivação.
Da lista de inscritos, nomes como Luís Mota, Daniel Nunes, Mário Barbosa ou João Barros eram também pilotos com aspirações à vitória. Porém, Peres cedo mostrou ao que vinha e isolou-se logo de inicio no comando da prova vencendo 7 dos 8 troços disputados e alcançando a segunda vitória do ano.
Para o segundo lugar, a luta era intensa. Mário Barbosa e João Barros estiveram em luta pela posição, mas se Barbosa se viu prejudicado pela neutralização da 3ª pec, João Barros via a mecânica do seu Citroen Saxo Kit-Car ceder obrigando-o ao abandono.





Daniel Nunes também esteve no segundo lugar, mas o piloto de Sintra teve a mesma sorte de Barros, com a mecânica do seu Mitsubishi a não colaborar.
Quem beneficiou com estas incidências foi Luís Mota, que com um andamento muito regular soube segurar a segunda posição da geral vencendo entre os concorrentes ao Regional Norte. 
O terceiro lugar da geral ficou para Diogo Salvi autor de um rali em crescendo onde foi aumentando o ritmo ao longo do dia para escalar algumas posições.
Eduardo Veiga levou o bem preparado Ford Escort MKII ao 4º lugar, e nem mesmo um toque num muro impediu o piloto de dar muito espectáculo ao longo do rali.




Diogo Gago fechou o lote dos 5 primeiros. O jovem piloto algarvio já tinha mostrado em Fafe o seu talento e confirmou na prova inaugural do Desafio Modelstand que é um sério candidato à vitória no troféu. A juntar ao 5º lugar e à vitória no troféu, Gago venceu ainda entre os concorrentes do Campeonato Junior.
Gil Antunes e Sérgio Vaz completaram o pódio do Desafio Modelstand.
Entre os Clássicos, Anibal Rolo repetiu o resultado da primeira prova e obteve nova vitória.



O Rali de Barcelos contou mais uma vez com a participação do autarca local. Miguel Costa Gomes esteve presente ao volante de um Peugeot 306 com o objectivo de promover o rali e a cidade de Barcelos.
A prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho ficou também marcada pelos atrasos devido às neutralizações aquando do acidente de Alberto Cabral e mais tarde pelo toque de Eduardo Veiga num muro onde estavam colocados alguns espectadores que receberam ajuda médica.




Sem comentários:

Enviar um comentário