Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 18 de março de 2013

VOLKSWAGEN POLO R WRC EM PORTUGAL

A Volkswagen Motorsport encontra-se em território nacional a testar o seu Polo R WRC. Os testes estão a decorrer a sul do país, na povoação de Barranco e já foi possivel ver Jari-Matti Latvala ao volante do carro alemão.
É de crer que nos próximos dias também Sebastien Ogier possa rodar por forma a preparar o Rali de Portugal, bem como o novo reforço da equipa Andreas Mikelsen, que se irá estrear no terceiro Polo R WRC em Portugal tendo também ele agendada uma sessão de testes antes da prova portuguesa segundo afirmou o mesmo em entrevista à World Rally Radio.
Ficam duas galerias fotográficas, da autoria de Jorge Gomes (Click Time Photo) e de Pedro Contente.

NUNO CARDOSO E JACINTO OLIVEIRA, OS VENCEDORES DO RALISPRINT CORAÇÃO DO OURO

Disputado num único troço com 4 passagens, o Ralisprint Coração do Ouro teve na dupla Nuno Cardoso / Telmo Campos o seu vencedor.
A prova organizada pelo Automóvel Gondomar Sport cedo ficou arredada da presença de outro dos nomes fortes em prova. Com efeito, Ivo Nogueira ficava pelo caminho ainda no decorrer da primeira classificativa, após um toque deixando caminho livre para Nuno Cardoso vencer sem oposição. O piloto de Gondomar efectuou o tempo de 15 minutos e 18,4 segundos sendo quase 1 minuto mais rápido que o segundo classificado.
Para essa posição surgia o nome de Gaspar Pinto. O piloto do BMW foi autor de uma prova bastante consistente e se nunca teve argumentos para lutar pela vitória, conseguiu suplantar outro BMW, o de Miguel Teixeira na luta pelo lugar intermédio do pódio, relegando para o 3º lugar o piloto de Cabeceiras de Basto, e também Paulo Barros, que levou o seu Opel Astra ao 4º posto, depois de uma animada disputa com os pilotos da frente.

JACINTO OLIVEIRA NO INTER MUNICÍPIOS

Na prova reservada aos concorrentes do Campeonato Inter Municípios Norte, composta por apenas 3 passagens à classificativa, Jacinto Oliveira e Marco Costa foram os mais fortes ao impor o seu Renault Megane sobre o Renault Clio da dupla Jacinto Torres / Nuno Carvalhosa. A competitividade neste campeonato ficou provada com os escassos 3,8 segundos que separaram o vencedor do 2º classificado no final.
O último lugar do pódio ficou na posse de Sérgio Aguiar e João Aguiar. Ao volante do habitual BMW 325IX, a dupla famalicence demonstrou estar mais competitiva após algumas melhorias feitas no carro alemão, tendo o clã Aguiar estado também envolvido na luta pela vitória, ficando a apenas 9,4 segundos do vencedor.
GALERIA DE FOTOGRAFIAS

domingo, 17 de março de 2013

F1 GP DA AUSTRÁLIA: RAIKKONEN GELA CONCORRÊNCIA


Confirmou-se exatamente o esperado. Os Red Bull são os carros mais rápidos do plantel, mas em corrida, a degradação dos pneus baralhou por completo as contas e foi Kimi Raikkonen e a Lotus a darem muito boa conta de si, com uma estratégia de apenas duas paragens, vencendo com todo o merecimento a prova de abertura do Mundial de F1.
A par da Lotus, também a Ferrrari esteve bastante bem, com Fernando Alonso a ser segundo, na frente de Sebastian Vettel, que não conseguiu mais do que defender o terceiro lugar face a Felipe Massa, que esteve igualmente muito bem na corrida.
A estratégia de duas paragens e uma gestão perfeita dos pneus deu à Lotus a 20º vitória da equipa na F1, e a primeira na Austrália. Lewis Hamilton foi quinto com o Mercedes, na frente de Mark Webber. 
O ritmo que a Red Bull sempre mostrou nos treinos e qualificação nunca teve paralelo na corrida, e a razão disse-a Vettel no pódio: “Os pneus foram-se num instante, foram muito difíceis de gerir”. No pólo oposto, a Lotus mostrou que é uma séria concorrente aos lugares cimeiros, pois com um carro tão dócil com os pneus (Alonso ficou a 12s e Vettel a 22s) tem que se contar com os homens de Enstone. Depois de uma boa primeira metade de corrida, Massa terminou em quarto. Hamilton tentou uma estratégia de duas paragens, mas cedo percebeu que não o iria conseguir. Nico rosberg desistiu com problemas elétricos no W04. Mark Webber partiu mal, caiu para sétimo, e só conseguiu recuperar até ao sexto lugar. A corrida da McLaren este nos antípodas do ano passado. Jenson Button saiu há 12 meses vitorioso de Melbourne e hoje quedou-se pelo nono lugar, num começo de Mundial terrível para a equipa. 

Classificação:

1. Raikkonen Lotus-Renault 1h30:03.225
2. Alonso Ferrari a 12.451
3. Vettel Red Bull-Renault a 22.346
4. Massa Ferrari a 33.577
5. Hamilton Mercedes a 45.561
6. Webber Red Bull-Renault a 46.800
7. Sutil Force India-Mercedes a 1:05.068
8. Di Resta Force India-Mercedes a 1:08.449
9. Button McLaren-Mercedes a 1:21.630
10. Grosjean Lotus-Renault a 1:22.759
11. Perez McLaren-Mercedes a 1:23.367
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari a 1:23.857
13. Gutierrez Sauber-Ferrari a 1 Volta
14. Bottas Williams-Renault a 1 Volta
15. Bianchi Marussia-Cosworth a 1 Volta
16. Pic Caterham-Renault a 2 Voltas
17. Chilton Marussia-Cosworth a 2 Voltas
18. van der Garde Caterham-Renault a 2 Voltas

Abandonos

Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 40ª
Rosberg Mercedes 26ª
Maldonado Williams-Renault 25ª
Hulkenberg Sauber-Ferrari 1ª
(fonte: AutoSport)

sábado, 16 de março de 2013

RALI DO COCIDO: RICARDO COSTA E NUNO ALMEIDA EM BOM PLANO

Disputou-se hoje o Rali do Cocido, segunda prova pontuável para o Campeonato da Galiza de Ralis. Com 86 equipas à partida, a prova realizou-se sob condições climatéricas bastante difíceis. Com o número 9 nas portas, a dupla portuguesa Ricardo Costa / Nuno Almeida apresentava-se à partida a bordo do competitivo Peugeot 206 S1600 e o objectivo passava por discutir os primeiros lugares na Copa Top Ten Galecoi Pirelli.
Com algumas cautelas devido às difíceis condições do piso, a dupla foi aumentando o ritmo e subindo lugares na classificação embora na 5ª especial tenha sofrido um atraso (novamente um furo, à semelhança do que havia acontecido na primeira prova) que impossibilitou ir mais além na tabela classificativa. Ainda assim, após um forcing na parte final do rali Ricardo Costa e Nuno Almeida concluíram a prova no 6º posto da geral sendo terceiros classificados na Copa.

O Rali do Cocido foi ganho por Luis Vilariño, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo X R4 sendo o pódio final completado pelos Porsche de Ivan Ares (2º classificado) e Sérgio Vallejo (3º classificado).

As classificações completas podem ser consultadas aqui.

WTCC ARRANCA EM MONZA COM 25 INSCRITOS


Com o Circuito de Monza como cenário, o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) tem início nos próximos dias 23 e 24 de Março.

Para o arranque da nova temporada, a ronda italiana conta com uma lista de 25 concorrentes entre os quais surgem as 2 equipas oficiais que este ano irão disputar a competição: a Lada, com os pilotos Aleksei Dudukalo e James Tompson e a Honda, onde milita o português Tiago Monteiro, juntamente com o veterano Gabriele Tarquini.
A Honda apresenta-se em Monza com fortes ambições e Tarquini foi mesmo o piloto mais rápido na primeira sessão de testes conjunta que decorre este fim de semana no circuito italiano. Tiago Monteiro também esteve em grande plano ao levar o novo Civic ao terceiro melhor tempo da tabela.
A lista de inscritos para a primeira prova do ano e toda a informação acerca do evento poderão ser consultadas nos link que se seguem.

sexta-feira, 15 de março de 2013

FERNANDO MARTINS: "2013 será o ano da afirmação do CIN "

Com a próxima prova do Campeonato Inter Municípios Norte a pouco mais de 24 horas de ter início, estivemos à conversa com Fernando Martins, um piloto já com vários anos de carreira e que apostou num projecto diferente sendo um dos assíduos participantes nesta competição com o seu imponente Jaguar.


MSCFOTORALI - Como nasce o projecto Jaguar e como se dá a entrada no CIN?
FERNANDO MARTINS - Tratou-se de uma aposta muito clara num projecto que se pretendia diferente por forma a tentar encontrar novos patrocinadores e maximizar o retorno de imagem para os mesmos. Neste sentido, foi uma aposta ganha. Por outro lado, ao fim de 12 anos de corridas, achei que estava na altura de fazer algo diferente. Tendo noção de que não consigo reunir um budget que me permita disputar a totalidade de um campeonato nacional, a aposta no Jaguar foi uma forma de potenciar ao máximo o orçamento limitado de que disponho. A entrada no CIN deu-se por acaso já que depois de participar como carro de segurança, achei que seria interessante participar como concorrente.

MSCFOTORALI -  Porquê a opção "CIN"? Quais os atractivos que o levaram a optar por esta competição?
FERNANDO MARTINS - Na actual conjuntura julgo tratar-se da forma mais acessível de fazer ralis no nosso país. Fruto de um grande trabalho do Team Baia desde há vários anos a esta parte, e com a experiência adquirida, 2013 será o ano da afirmação do CIN no panorama desportivo automóvel. Depois, o ambiente vivido em cada rali, a competitividade saudável que existe fazem com que me sinta muito bem nesta competição.


MSCFOTORALI -  Quais as principais características técnicas do carro inglês? A colocação do volante à direita poderá ser para o piloto uma dificuldade acrescida? 
FERNANDO MARTINS - Trata-se de um carro que corria em Inglaterra tendo sido totalmente revisto e “reconstruído”. Possui um motor 3.6cc com cerca de 240 cv e uma caixa Getrag com autoblocante que disfarçam um pouco o facto de o carro ter 5 metros de comprimento e mais de 1300 kl. Relativamente à condução à direita, é óbvio que é bastante diferente do que estava habituado principalmente pelo facto de ter de manobrar a caixa de velocidades com a mão esquerda o que, em situações mais “apertadas” por vezes se torna complicado. Tudo isto acaba por tornar a condução ainda mais aliciante!

MSCFOTORALI -  Em termos desportivos, com que objectivos encara a sua participação nesta competição?
FERNANDO MARTINS - Os nossos objectivos passam sempre por dar o nosso melhor dentro das limitações que temos já que o Jaguar não é, de todo, o mais indicado para ralis. De qualquer forma, vamos tentar ser consistentes e procurar mantermo-nos perto dos lugares cimeiros da categoria 7 (Clássicos).

MSCFOTORALI -  Sendo o Jaguar um carro bastante diferente, torna-se atractivo para a equipa e piloto o retorno obtido no Inter Municipios Norte?
FERNANDO MARTINS - É muito interessante ver a reacção das pessoas à presença do Jaguar. Não passa indiferente e temos sempre muito apoio, quer durante a prova, quer nos parques de assistência onde muitos curiosos se aproximam para ver de perto o carro. O retorno é, por isso, muito bom, independentemente dos resultados desportivos já que nos sentimos sempre muito acarinhados pelo público.

MSCFOTORALI -  Uma das novidades para esta época é a escolha de um novo navegador, tendo mesmo a estreia sido ainda em 2012. Como avalia o desempenho do Luís Ferreira nas funções de co-piloto?
FERNANDO MARTINS - O Luís Ferreira é um jovem que, na minha opinião, possui muitas qualidades que poderão fazer com que venha a ser um navegador com lugar em qualquer equipa do Nacional de Ralis. Está ainda numa fase embrionária da sua aprendizagem mas a sua dedicação e vontade de aprender são pontos que lhe irão trazer, certamente, muitas alegrias. É para mim um privilégio poder ajuda-lo a desenvolver competências para o futuro.

MSCFOTORALI -  Olhando globalmente para o CIN, como avalia esta competição? Quais os pontos fortes?
FERNANDO MARTINS - Com referi anteriormente, a capacidade de organização do Team Baia, e a dedicação que desde há muitos anos têm com os desportos motorizados, têm em 2013 o seu corolário. Prova disso é o facto de que a totalidade das provas do CIN deste ano são Ralisprints organizados em conjunto com clubes de renome.

MSCFOTORALI -  Para terminar, quer deixar algum agradecimento em especial?
FERNANDO MARTINS - Em primeiro lugar aos meus patrocinadores Roady Carvalhos, Pessoal & Intransmissível, Stand 222, J Silva Lda, Jorge Amortecedores, Serralharia AJ Oliveira e Plural Cores que, na conjuntura actual continuam a acreditar no projecto.
Depois, à minha família e amigos com os quais sei que posso contar!
A dupla Fernando Martins / Luís Ferreira vai estar mais uma vez a bordo do Jaguar XJS no Rali Coração do Ouro, a decorrer na Freguesia da Lomba em Gondomar no próximo domingo, levando o numero 52 nas portas.

GALIZA: DAVID FIGUEIREDO REGRESSA AO ASFALTO EM LALIN

David Figueiredo irá alinhar no Rali do Cocido, próxima prova do Campeonato Galego de Ralis. Para esta prova Figueiredo será acompanhado por Fran Yanez, presença habitual na assistência da equipa e que desta vez assumirá o papel de co-piloto.
A equipa, que levará o dorsal 44, vai tripular um Volkswagen Golf, veículo cedido por Juan Carlos Villanueva "Marabu" para este rali.
David Figueiredo: "Começamos a temporada em Lalin e desta vez terei ao meu lado uma presença constante na nossa assistência, Fran Yanez, que irá desempenhar a função de co-piloto neste rali. Os troços estão muito sujos e a previsão de chuva leva-nos a encarar esta prova com muita precaução. Quero deixar um forte agradecimento ao "Marabu" por nos ter cedido o carro para esta prova, já que em 2013 nos vamos concentrar no Campeonato de Autocross."