Este espaço é para si! Envie-nos a sua notícia: mscmail.fotorali@gmail.com

segunda-feira, 22 de julho de 2013

RALISPRINT DE FAMALICÃO: MIGUEL BARBOSA VENCE, LUIS SILVA DESTACA-SE

Foi com "casa cheia" que o Motor Clube de Guimarães e o Team Baia colocaram na estrada a edição de 2013 do Ralisprint de Famalicão. 
A prova, pontuável para o Campeonato Inter Municípios Norte, teve este ano algumas novidades ao nível do traçado, com a inclusão de uma Super Especial a abrir o rali na noite de sábado, uma aposta claramente ganha com uma enorme moldura humana que encheu por completo os arruamentos de Fradelos.

Como se previa, dada a enorme tradição e paixão pelos ralis existente no concelho, o Ralisprint de Famalicão contou com uma impressionante lista de mais de uma centena de inscritos, dos quais se destacavam as presenças de Miguel Jorge Barbosa, piloto que habitualmente disputa o CPR, bem como de Luis Silva, a levar até aos ralis o seu competitivo BMW com o qual disputa o Nacional de Montanha.
E foi perante a presença de largas centenas (talvez milhares) de pessoas que Miguel Jorge Barbosa, acompanhado por Alberto Silva num Mitsubishi Lancer Evo, voou na Super Especial com um tempo "canhão" que o deixou no comando da prova.
Bruno Costa e Sandra Costa, também em Mitsubishi colocavam-se na 2ª posição a quase 2 segundos do líder enquanto Tiago Reis e Márcio Moreira, num Renault Clio S2000 completavam o pódio nesta Super Especial.
Luis Silva, acompanhado por Carmo Reis, sofria alguns problemas com a iluminação no seu carro, não indo além do 5º melhor tempo ficando a quase 6 segundos do 1º classificado.
Para o segundo dia, 3 provas especiais de classificação disputadas ao longo dos 7 quilómetros do troço Fradelos / Calendário compunham a parte competitiva do rali, novamente com muito público a assistir à passagem dos concorrentes.
Luis Silva e Carmo Reis partiam desde logo ao ataque aproveitando todo o potencial do BMW para vencerem a primeira das 3 passagens pelo rápido traçado. Miguel Jorge Barbosa ficava com o segundo melhor registo a pouco mais de 2 segundos do piloto do BMW enquanto Bruno Costa e Tiago Reis lutavam à décima de segundo pelo 3º lugar, tendo Tiago Reis levado vantagem nesta pec.
A segunda passagem pelo traçado, disputada sob intenso calor, via novamente Luis Silva vencer, reduzindo a desvantagem para Miguel J. Barbosa em mais 1,747 segundos que seria novamente o segundo classificado. O piloto do BMW procurava alcançar o primeiro lugar e perfilava-se cada vez mais como a figura do rali, ao impor um ritmo diabólico que o colocava já no 2º posto da geral.
Tiago Reis via o azar bater-lhe à porta nesta classificativa devido a uma saída de estrada, deixando Bruno Costa folgadamente no 3º lugar.
Com apenas 2,225 segundos de diferença entre Miguel J. Barbosa (líder na classificação geral) e Luis Silva (2º classificado), tudo se iria decidir na derradeira passagem com Luis Silva a mostrar-se determinado em vencer a prova. No entanto, os seus esforços acabaram por ser insuficientes e nem mesmo uma nova vitória por parte do piloto do BMW foi suficiente para destronar da liderança Miguel J. Barbosa que se defendeu de forma eficaz, ficando com o segundo melhor registo do troço a apenas 13 décimas de segundo do melhor tempo nesta pec, o suficiente para segurar a vitória por apenas 2 segundos de diferença.
Luis Silva terminava assim num honroso 2º lugar final quase com sabor a vitória depois da prova cheia de garra que fez e que, não fossem os problemas sofridos durante a Super Especial, poderia certamente ter ditado outro desfecho na classificação final.
A última posição do pódio ficou na posse de Bruno Costa que, com a desistência de Tiago Reis, ficou com larga margem para segurar o resultado.
Seguiram-se na classificação final Fernando Cabral, autor de uma prova brilhante que, ao volante de um "modesto" Ford fiesta XR2, juntou à vitória entre os Clássicos um fantástico 4º lugar da geral.
As duplas João Ferreira / Luisa Ferreira (Renault Clio 16V) e Casimiro Costa / Mariana Costa (Peugeot 206 GTI) fecharam por esta ordem o lote dos 6 primeiros classificados.
O Campeonato Inter Municípios Norte faz agora uma pausa de verão para voltar à estrada em Setembro com a disputa do Ralisprint de Serafão em Fafe.

Sem comentários:

Enviar um comentário