Sobre o infeliz incidente da noite de abertura do Rali das Camélias (aparentemente sem consequências tão graves quanto o aparato dos "media" generalistas nos quizeram fazer acreditar), decidi deixar algumas observações e por isso partilho o video que me chegou (e do qual cortei as imagens explícitas - detesto sensacionalismo barato).
Ouvindo a entrevista neste video, destaco os seguintes pontos:
-A GNR montou uma operação de segurança, desde as 19h que interditou esta área com várias fitas e havia a delimitação muito mais acima (do troço) onde era interdita a colocação de público.
-O público foi retirado, por várias vezes os militares que estavam no local informaram que as pessoas não estavam num local seguro, houve a insistência em se colocarem nesta zona, não foi possível a retirada do publico (encolhe os ombros).
-Uma forma de evitar o acidente teria sido respeitar as indicações das autoridades.
Que ilações tiramos daqui afinal? Em primeiro lugar como se justifica que hajam militares da GNR num local repleto de público mal posicionado e que as suas ordens sejam continuamente ignoradas? A autoridade, chama-se mesmo autoridade porque em teoria deve-se sobrepor e fazer valer a sua "soberania". Em qualquer situação do dia a dia o desrespeito a uma ordem da autoridade é considerado crime. Menos se for num rali... se for num rali, desobedecer à polícia é fixe, é motivo de galhofa com os amigos e está tudo bem (estou a ser irónico... Na Galiza por exemplo, a mesma atitude dá detenção ao segundo/terceiro aviso).
Alem disso, existe uma outra questão: então se o policiamento de um rali custa uns bons milhares de euros, e se a própria GNR afirma ter montado uma operação de segurança que nitidamente falhou (portanto estamos perante um caso de trabalho mal feito), porque é que neste tipo de casos a ideia com que ficamos é que a força policial é a primeira a sacudir a água do capote (vemos no video o agente a encolher os ombros enquanto diz que nao foi possível retirar as pessoas dali)..? E vão ser pagos na mesma sem um unico centimo de desconto pela falha. Noutros casos do passado cá em Portugal, e com consequências bem mais graves, nunca se viu em lado nenhum responsabilizar a autoridade por um trabalho negligente, e isto repete-se, haja ou não acidentes.
Mas há mais... Se naquela zona há uma grave falha de segurança, claramente identificada pela GNR que "por varias vezes retirou as pessoas", como é possível que a prova avance nestas condições..? Não estive lá por isso não tenho conhecimento de causa mas isto leva-me a questionar: onde estão os carros de segurança, o observador, a mão firme do Diretor de Prova?
Não passaram lá antes os "carro zero"? Levavam GPS para controlar a velocidade? Deviam levar. E limitador a 40 kms/h para os pilotos se poderem concentrar no que é o trabalho de um carro zero e nao na condução a dar gás "porque dá uma adrenalina do caraças".
E se eventualmente os "zero" até cumpriram a sua função, alertando aquela situação potencialmente perigosa porque é que nada foi feito e o rali avançou como se nada fosse?
Infelizmente aconteceu ali o que volta e meia acontece nos ralis em Portugal, fruto de facilitismo, mau planeamento, e de nunca se aprender nada com os erros. E continuamos a ver situações arrepiantes e continuamos a confiar na sorte. E quando acontece, "lá vêm os maus da fita da CMTV feitos abutres" porque a culpa é deles...
De facto, pensando bem talvez se devesse apostar mais na prevenção. Estudar melhor as zonas de público. E dar formação! Marshall's e agentes da autoridade (sobretudo estes) na grande maioria dos casos não estão devidamente preparados e elucidados sobre os ralis e sobre a mecanica de todo o desenrolar dos ralis, sobre o comportamento dos carros, sobre trajetórias, sobre colocação de público, etc... não são obrigados a estar, nem todo o mundo é obrigado a gostar de ralis. Mas se são contratados para um trabalho, deveriam no mínimo ter alguma formação específica sobre o que vão encontrar.
Voltando a este caso em concreto, e referindo-me diretamente à "operação de segurança" montada pela GNR, em que terá essa operação consistido? Estudaram um plano de segurança? Estudaram as zonas potencialmente perigosas e o modus operandi para lidar com as largas centenas de espectadores (à semelhança do que acontece num jogo grande de futebol)? Ou essa operação concentrou-se em perceber quantos agentes iam ser precisos e durante quantas horas, para que essa informação chegasse ao departamento de faturação atempadamente? Algo que nao estudaram foi certamente a parte de "serem autoridade e fazerem-se respeitar" pois o público ali simplesmente ignorou e encheu por completo uma área interditada. E infelizmente aconteceu.
Mas não sao só as forças da autoridade ou as organizações que devem melhorar a sua atuação.
Numa outra reportagem sobre o sucedido, uma testemunha "desmente as declarações da GNR" alegando que as fitas delimitam a colocação do público e que este se encontrava atrás das fitas portanto, em zona segura. Como é..? As fitas agora salvam vidas? São um garante da integridade física? Epá, comecem a colocar as fitas no meio da estrada. Vê-se muito melhor, dá mais adrenalina ver os carros de perto, e em principio não vai acontecer nada porque estamos por trás das fitas, seguros.
É muito importante saber estar, saber perceber onde nos devemos ou nao colocar quando vamos assistir a um rali. E nao pode haver um polícia por cada espectador, é preciso haver bom senso e sentido de responsabilidade porque os ralis têm uma vertente de risco, podem efetivamente ser perigosos! Fascinantes mas perigosos. Se cada um de nós puser a mão na consciência e zelar pela sua própria segurança, estamos a cuidar de nós e ao mesmo tempo estamos a contribuir para o bom funcionamento de toda uma estrutura de centenas de pessoas que organizam a prova. Ninguém pode ir ver um rali a pensar que a organização ou a polícia têm de antemão garantida a segurança de cada um. Usar um pouco de bom senso e de prudência ajuda. E assim tudo correrá melhor e os ralis saem beneficiados e dignificados.
Estamos a poucos dias do arranque do Europeu de Ralis numa região que dispensa apresentações e com a luxuosa lista de inscritos recheada de "craques" não será difícil antever uma invasão aos troços de Fafe, Boticas, Cabeceiras, Vieira do Minho e Felgueiras. É preocupante perante o sucedido aqui nas Camélias, e mesmo com "o cerco apertado" na prova do Europeu, pensar que se continua a facilitar imenso no campo da segurança. Temos mesmo de mudar de mentalidade e de atitude para o bem da modalidade em Portugal e de Portugal para o mundo. Esquecer um pouco "aquela fotografia espetacular que posso conseguir se arriscar um pouco", aceitar as ordens dos Marshall's e das autoridades nos casos em que estas sejam sensatas e façam sentido (lá está, nem todos os agentes estão por dentro disto dos ralis e às vezes de forma inconsciente não atuam da melhor forma), colaborar também de forma ativa em prol da segurança alertando algum aficionado mais incauto que "se coloque a jeito". São pequenas atitudes e posturas que podem fazer grandes diferenças.
Bons ralis para todos mas sempre em segurança!
Falando dos carros 0 (zero)neste rally a preocupação era fazer tempos como se estivessem a lutar pela classificação da prova. Vi no final da Peni ha o piloto cumprimentar o navegador como se estivesse corrido muito bem e tivessem feito um tampo canhão...com um carro de série e que deitava fumo das pastilhas de travões como um verdadeiro carro de rally, coitado do fiat tipo.
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