Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

terça-feira, 3 de julho de 2018

DO SONHO À REALIDADE EM 5 ANOS

Foi em 2013 que Jorge Barbosa deu o primeiro passo para a construção de um sonho. O gosto pelos automóveis e pelos ralis em particular levaram este vianense a partir à aventura de construir de raiz um carro de ralis. Mas não seria um carro de ralis qualquer. Trata-se de um modelo icónico e que marcou uma era, e que Jorge Barbosa irá agora mostrar ao público no Rali de Viana do Castelo: o Citroen Xsara Kit Car.

Obviamente que não se trata de um "puro sangue", porque esses são muito raros e são sobretudo sonhos para outras carteiras, mas sim uma réplica que procura manter-se o mais fiel possível ao modelo original.
Por se tratar de um carro que nunca se viu no nosso país, e por se tratar de um modelo que o piloto vianense sempre apreciou em especial, o Xsara Kit Car serviu de ponto de partida para a construção desta réplica e que ao longo dos últimos 5 anos foi sendo montada passo a passo com a máxima dedicação.
Depois de várias experiências sobretudo como navegador, Jorge Barbosa irá agora pilotar este bonito modelo já no próximo fim de semana e esse será um ponto memorável não só para o piloto mas também para todos quantos contribuíram para que este projecto fosse uma realidade.
"Será efectivamente o concretizar de mais um sonho! Depois de todo o trabalho, dedicação e muito esforço, ver finalmente o resultado dos últimos 5 anos a sair à rua é um sentimento de recompensa bastante grande", refere Jorge Barbosa.
"Ao nível da carroceria tentamos ser bastante fieis ao original, seja no roll-bar, seja na colocação das suspensões ou mesmo nos alargamentos. Mecânicamente trata-se de um carro equipado com motor atmosférico de 2 litros que debitará cerca de 180 cv, claro está, muito longe dos quase 300 do original, mas ainda assim, creio ser um motor capaz de nos proporcionar bastante diversão.
Não posso deixar de referir a muita ajuda que tive, endereçando uma palavra de especial apreço ao Paulo Silva e à estrutura da Mr. Wheeler Motorsport por terem sido uma alavanca importantíssima no avanço deste projecto quando tudo ainda se encontrava numa fase quase embrionária", aponta Jorge Barbosa.
Partindo com o número 62 nas portas do Citroen Xsara, Jorge Barbosa será navegado pelo seu conterrâneo Miguel Veiga e alinha nesta prova com o único propósito de experimentar a sua nova máquina, procurar desfrutar do rali e obviamente chegar ao final sem contratempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário