Caracterizado por recheadas listas de inscritos, os ralis na Galiza respiram um saudável ambiente onde o publico comparece em grande número e vibra com o espectáculo proporcionado pelas largas dezenas de pilotos que acorrem às provas.
Com listas de inscritos a ultrapassar a centena de concorrentes, os Ralis Ria de Noia e Sur do Condado são dois dos melhores exemplos do que são os ralis na Galiza. Um leque muito variado de carros presentes onde se podem encontrar desde os tradicionais VSH até aos mais elaborados WRC, passando pelos Kit-Car e pelos S1600, bem como pelos competitivos Grupo N.
À qualidade e quantidade de máquinas presentes nestas provas, o publico responde com a comparência dando aos troços um colorido e animado ambiente de convívio e onde não falta o efusivo apoio aos pilotos, não havendo quem se importe pelas longas esperas, pelas condições climatéricas adversas, pela dificuldade em encontrar um espaço para assistir à passagem dos carros nas quase sempre lotadas Zonas Espetáculo.
Pedro Burgo, ao volante de um imponente Ford Focus WRC tem dominado o Campeonato Galego deste ano, mas nomes como Alberto Meira, Alvaro Muñiz, Luis Vilarinho, Ivan Ares ou Manuel Senra estão sempre na luta pelas posições cimeiras.
Em Noia e em Salvaterra do Minho, um ponto comum marcou os dois ralis: chuva na fase inicial da prova e tempo seco e quente na segunda metade do rali e Pedro Burgo como vencedor.
Interessante de seguir também são as provas feitas pelos concorrentes das classes inferiores. Inúmeras Copas de Promoção oferecem aos pilotos outra motivação e mesmo depois de passarem os grandes carros de ralis, o publico continua a ser brindado pelo espetáculo destes aguerridos pilotos ao volante de maquinas inferiores.
Por todos estes ingredientes e pela localização relativamente perto da fronteira, vale a pena assistir a estas provas que, mais que ralis, são verdadeiras festas para entusiastas e apaixonados das corridas.
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