Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 15 de maio de 2011

Tanner Foust estreia-se a vencer em Montalegre

(*fonte Sport Motores)
Um ano depois de se ter estreado, e na mesma pista onde efectuou a sua primeira prova do Europeu de Rallycross, Tanner Foust conseguiu o primeiro triunfo no campeonato. Montalegre e Portugal ficam marcados na memória deste norte-americano, que além de piloto de Rallycross (na Europa e EUA), é campeão de Drift ns "states" e é ainda duplo de cinema de séries como o "CSI".

Perante mais de 10.000 pessoas os Ford Fiesta da equipa de Andreas Eriksson dominaram o fim de semana na divisão raínha (agora denominada "Super Cars"), e proporcionaram um grande espectáculo. Depois dos erros de ontem, Tanner Foust teve um Domingo perfeito. Venceu a 2ª e 3ª mangas de qualificação e garantiu o triunfo.
A Final C viu Mats Lysen vingar os azares das qualificações e passar à Final B. Esta por sua vez tinha tinha o bi-campeão Sverre Isachsen que também não foi muito feliz em Montalegre, já que nesta final foi batido pelo Volvo C30 de Frode Holt.

Na Final A os dois Ford Fiesta partiam na frente, mas se Foust aproveitou bem a sua posição na primeira curva, já Eriksson perdeu-se ao passar na "Jocker Lap" logo no início e desceu para ultimo. Foust liderou toda a corrida, tendo-se mesmo dado ao luxo de efectuar a sua passagem pela "Jocker Lap" na penúltima volta, sem que Timur Timerzianov que então era 2º o conseguisse passar. Algumas lutas animaram esta final, mas a que mais sobressaiu foi a de Andreas Eriksson.

O sueco do Ford Fiesta foi subindo lugares, em parte devido às passagens na" Jocker Lap" de alguns adversários, mas também por algumas ultrapassagens ousadas. A primeira foi a que efectuou a Liam Doram, mas a melhor ultrapassagem viria perto do final a Timur Timerzianov.

Na derradeira volta o sueco "meteu" o Fiesta ao lado do Citroen do russo na entrada da secção em terra de uma forma que este nem conseguiu reagir, tendo de se contentar com o 3º posto. Eriksson viu a transmissão do Fiesta partir-se após levar a bandeirada de xadrez... Isto tudo perante um exuberante Tanner Foust que festejou o triunfo com o Fiesta junto ao pódio. Pedro Matos foi o melhor português nos "Super Cars", mas sem argumentos para bater os pilotos europeus muito melhor equipados.
Nos "Super 1600" Andreas Bakkerud repetiu o triunfo obtido em Inglaterra na abertura do campeonato. Não foi um triunfo fácil, já que venceu a 1ª qualificação, mas teve problemas na 2ª e foi 4º na terceira. No entanto a estratégia do jovem norueguês na final deu frutos e permitiu-lhe ascender à liderança na 4ª das 6 voltas que compunham a corrida. Ulrik Linnemann foi 2º e Daniel Holtem foi um esforçado 3º classificado, já que veio de uma vitória na Final B para o pódio. Mário Barbosa foi o melhor português com o Citroen Saxo Kit-car, tendo brilhado ao vencer a Final C, mas não conseguindo ir além da Final B.
Nos "Touring Cars" de tracção traseira Lars Oivind Enerberg dominou completamente o fim de semana. Também muito jovem e também norueguês, também vinha de um triunfo em Inglaterra. Derek Tohill foi o piloto que conseguiu andar mais perto, mas nunca perigar o domínio de Enerberg. Koen Pawels que este ano fez o "downgrade" para esta categoria, fechou o pódio.

Classificações das Finais A:

Super Cars
1º Tanner Foust - Ford Fiesta - 4m09,822s
2º Andreas Eriksson - Ford Fiesta - a 2,597s
3º Timur Timerzianov - Citroen C4 - a 3,365s
4º Forde Holt - Volvo C30 - a 5,541s
5º Liam Doram - Citroen C4 - a 7,089s
6º Stig-Olov Walfridsson - Renault Clio - a 8,247s

Super 1600
1º Andreas Bakkerud - Renault Clio - 4m20,096s
2º Ulrik Linnemann - Peugeot 207 - a 0,465s
3º Daniel Holten - Citroen C2 - a 1,974s
4º Johan Larsson - Citroen C2 - a 2,537s
5º David johansson - Citroen DS3 - a 5,567s
6º Zdenek Cermak - Skoda Fabia - a 6,710s

Touring Cars
1º Lars Oivind Enerberg - Ford Fiesta MK6 - 4m24,912s
2º Derek Tohill - Ford Fiesta MK7 - a 5.568s
3º Koen Pauwels - Ford Fiesta - a 6,742s
4º Roman Castoral - Opel Astra OPC - a 12,523s
5º Robin Olsson - Peugeot 207 - a 15,013s
6º Patrick Mertens - VW Polo S2000 - ---



Em breve, mais imagens da prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário