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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PEDRO FINS: TUDO PRONTO PARA A PRIMEIRA PROVA



Têm início neste próximo sábado os Campeonatos de Portugal e Open de Ralis 2013, numa época que se adivinha das mais competitivas e interessantes dos últimos anos, com o Rali Serras de Fafe a dar o pontapé de saída.


Pedro Fins, Sérgio Rocha e o Peugeot 206 Gti estão a postos para o início de mais uma época, concentrados na sua prova a contar para o desafio Modelstand. No entanto Pedro Fins não espera facilidades para este início de temporada, entrando no rali com cautelas.
"Estamos á espera de um Rali dificil, mas penso estarmos preparados para isso. Vamos procurar não cometer erros, para tentarmos ser o mais rápidos que podermos."
"Vai ser importante entrar bem no Rali, por isso precisamos de estar muito concentrados no nosso Rali, e não no que os outros estão a fazer. Gostava de discutir a vitória neste primeiro Rali, mas esta ainda é só a primeira prova. É essencial perceber onde nos podemos colocar face ao nossos adversários, e amealhar o máximo de pontos possíveis."
O Peugeot 206 GTi de Pedro Fins e Sérgio Rocha tem a assistência da SFR Motosport e os apoios da Stock-Car Megastore, Solinca, Reebok, Rambaxy Genéricos e NWI Casas.

Mais informações acerca do Rali em www.demoporto.com e no web site oficial do piloto em www.pedrofins.com.

AMAZING TEAM: UM PROJECTO DIFERENTE NOS RALIS


A poucos dias da abertura oficial da época 2013 do Campeonato de Portugal de Ralis, com o Rali Serras de Fafe, a equipa AMAZING Team composta pela dupla Marco Reis/Rui Raimundo, têm já tudo preparado para dar início à sua participação no CPR 2L/2RM, ao volante de um Fiat Punto HGT. 

Este projecto surge com uma nova faceta no panorama automóvel, assumindo uma postura muito própria e com objectivos bem delineados. É a primeira equipa de competição que visa única e exclusivamente angariar fundos com a sua participação no CPR, os quais reverterão a favor da AMA – Associação de Amigos do Autismo. 

Marco Reis, presidente da AMA e piloto da equipa AMAZING Team, foi encetando os passos necessários para a viabilização do projecto. Assegurou a custo zero, uma viatura de competição que lhe permitisse dar asas à construção da equipa, conseguindo apoios de marcas importantes como a OPTIMUS, CEPSA, FIAT Professional, YZYCAR e Auto Rabal, que abraçaram a causa, com a determinação e entusiasmo que esta exige. 

“O objectivo principal da equipa, não passa pela obtenção de bons resultados, mas sim pela angariação de fundos para a construção da nova sede da instituição, assim como pela sensibilização para a diferença junto dos amantes do desporto automóvel, público em geral, imprensa e empresas, fomentando um sentido de responsabilidade social em cada um de nós” explicou o piloto de Viana. 


A AMA vai construir em Portugal o primeiro edifício projectado em exclusivo a pensar na população com autismo. Com uma área de 3.250m2 dividida por três andares, permitindo ter uma residência, um CAO (Centro de Actividades Ocupacionais), uma piscina, um pavilhão desportivo, dez salas de atendimento e intervenção, cantina/refeitório, duas salas de formação e uma sala multimédia, este edifício representa assim o grande objectivo da participação da AMAZING Team, visto que todo o excedente do orçamento anual conseguido pela equipa reverterá a favor deste projecto. 


A acompanhar Marco Reis esta temporada estará o navegador de Famalicão, Rui Raimundo, cujo entusiasmo não esconde por integrar esta causa e dar também o seu contributo: “ é com muito prazer que aceitei o convite para fazer parte da equipa, e poder de um modo modesto contribuir para um fim maior, a divulgação de um projecto pelo qual tenho o maior respeito e admiração” referiu. 

A AMAZING Team irá marcar presença na totalidade das provas do Campeonato Portugal de Ralis 2L/2RM, e fará ainda algumas provas extra campeonato, a divulgar posteriormente. 

Depois dos reconhecimentos efectuados no fim-de-semana passado, a AMAZING Team tem tudo preparado para o Rali Serras de Fafe a disputar no dia 23 de Fevereiro, composto por um total de nove especiais de classificação, perfazendo 106,12 Km disputados ao cronómetro. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Queres pilotar um Porsche 911 GT Cup?

A Savora Racing está a promover um concurso no mínimo aliciante. O evento, denominado Savora Racing Challenge, pretende seleccionar um piloto para pilotar um Porsche 911 GT Cup numa das rondas do Campeonato de Portugal de Circuitos integrado no Team Savora Racing.
Para participar nesta selecção basta aceder ao site oficial do evento e inscrever-se fazendo-se acompanhar de uma factura da compra de um qualquer produto da marca Savora.
Todos os candidatos irão passar por uma fase de selecção realizada num kartódromo no qual será realizada uma corrida de karting a fim de apurar os melhores pilotos.
Serão organizadas 3 corridas de selecção, sendo a primeira destinada aos candidatos da zona centro a 14 de Abril e posteriormente, a 21 de Abril e a 28 de Abril, haverá corridas de selecção na zona Norte e na zona Sul, respectivamente.
As inscrições estão abertas a candidatos masculinos ou femininos com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e possuidores de carta de condução da categoria B. Estão interditas as participações a candidatos portadores que qualquer tipo de licença desportiva emitida nos ultimos 10 anos, excepção feita a portadores de licenças de karting.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas via online na página do evento. Poderá consultar toda a informação, bem como o regulamento completo em http://www.savoraracing.pt ou na página oficial do Facebook em https://www.facebook.com/SavoraRacing.



Armindo Neves testou 206 para o Rali Serras de Fafe


Piloto e equipa mostram-se confiantes para o arranque da época
O Rali Serras de Fafe de 2013, prova que vai para a estrada dia 23 de Fevereiro  na região de Fafe, numa organização da Demoporto, marca o regresso da dupla Armindo Neves / Bernardo Gusmão ao Campeonato de Portugal de Ralis. 

A aposta principal para esta temporada é no CPR2, tendo a equipa AN Rally Sport adquirido um novo Peugeot 207 RC-R3T, com especificações de asfalto. Contudo, sendo este Rali Serras de Fafe disputado em terra, o único da temporada neste tipo de piso, a equipa optou por alugar um Peugeot 206 GTi à equipa SFR, apenas para disputar esta prova. 


“Foi com alguma nostalgia que regressei ao volante de um duas rodas motrizes, cinco anos depois. Apesar do teste já efetuado, vai ser necessário algum período de habituação ao tipo de condução que este carro exige, mas, uma vez mais, estamos motivados para dar o nosso melhor e dignificar ao máximo a confiança dos nossos parceiros”, começa por dizer Armindo Neves, explicando que “no pequeno teste que efetuámos, fiquei também muito bem impressionado com o excelente grip dos pneus Hankook que a Rallycar nos disponibilizou para este rali, mostrando desta forma serem uma excelente opção para todos os pilotos que irão participar no Troféu que esta empresa irá organizar no Open”.

Quanto a objectivos para este Rali Serras de Fafe, Bernardo Gusmão diz que “passam por chegar ao fim e amealhar o maior número possível de pontos, que, esperamos, nos serão úteis nas restantes quatro provas, todas em asfalto, onde, aí sim, contamos explorar ao máximo todas as capacidades do 207 RC-R3T para atingir os objectivos a que nos propusemos para esta temporada. Para esta prova contamos com a fiabilidade do carro que iremos utilizar e com o profissionalismo da SFR Motorsport, que desde a primeira hora se empenhou em nos disponibilizar os meios para nos ajudar a concretizar as nossas aspirações para este rali”. 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ralis nacionais com novo colorido

Aproxima-se a passos largos o inicio de mais uma temporada de ralis e, com o Rali Serras de Fafe à porta, os vários projectos vão sendo desvendados.
A MR Team, equipa que faz correr o Opel Corsa OPC, irá renovar a aposta no Open de Ralis. Para este ano, a equipa contará apenas com Paulo Moreira e Marco Macedo para disputar as provas do Open, uma vez que, fruto da nova regulamentação, não será possível alinhar também na Taça de Portugal.

Diogo Gago irá ter um ano bastante preenchido. Depois de vencer o Desafio Modelstand no ano de estreia nesta competição, o jovem piloto vai disputar o Troféu Internacional 208 Rally Cup, uma competição disputada em diversos países recorrendo ao novo Peugeot 208 R2. Além da internacionalização, Diogo Gago lança-se também no CPR 2L/2RM. Acompanhado por Jorge Carvalho, Diogo Gago vai tripular um Citroen C2 R2 Max com o objectivo de lutar pelos melhores resultados entre os 2 rodas motrizes.

Depois das boas indicações dadas em 2012, a culminarem com a vitória à geral no Rali Casinos do Algarve, Carlos Martins prepara-se esta época para atacar a conquista do título no Open de Ralis e no Regional Sul, contando para isso com um fiável e competitivo Mitsubishi Lancer Evo VII da Peres Competições.

Nuno Pombo será outro dos nomes a ter em conta no CPR 2L/2RM. Depois de vários ralis com o Abarth 500, Nuno Pombo aposta este ano num Renault Clio R3 com o qual poderá causar sensação sendo um dos candidatos às vitórias. Nuno Pombo, que continuará a ser navegado por Guilherme Pereira terá o seu Clio a cargo da Integra Support.

Fernando Peres não tem ainda definida a totalidade do seu programa desportivo para esta época. Para já, o veterano piloto do Porto vai alinhar na primeira prova, o Rali Serras de Fafe não tendo, contudo, objectivos ambiciosos para este rali. Peres pretende sobretudo rodar e divertir-se a praticar a modalidade que gosta, sendo de crer que após a prova de Fafe, o piloto redireccione a sua carreira para o Open de Ralis.

Carlos Fernandes surge em 2013 com um novo projecto. O piloto vai apostar num Mitsubishi Lancer Evo VI deixando de lado o Citroen C2 com o qual disputou a Taça de Portugal na época passada, uma época que não deixa grandes recordações ao piloto sintrense. A primeira prova de Fernandes será o Rali Serras de Fafe, no qual será navegado, como habitualmente, por Fábio Vicente.

Regional da Galiza: Copa Kumho arranca no Serra da Groba

Sem grandes novidades em relação a participantes, a Copa Kumho 2013 arrancou no Rali Serra da Groba.
Pablo Fernandez, 3º classificado em 2012, partia como favorito à vitória, com o seu Peugeot 106 mas outros pilotos poderiam causar sensação, entre eles Domingo Molinos com o seu Citroen Saxo.
O rali começava com vários percalços pois logo na classificativa de abertura registava-se o abandono dos pilotos Daniel Muiños e Alvaro Mendez enquanto Pablo Fernandez se instala no comando seguido por Domingo Molinos (Saxo) e José Luis Garcia (Clio Williams) terminando o primeiro dia de competição com este trio na liderança da Copa.
O segundo dia, disputado debaixo de chuva, iniciava-se com um forte ataque de Domingo Molinos. Porém, o lider da prova Pablo Fernandez conseguia segurar a posição, embora os problemas mecanicos sentidos no seu Peugeot, lhe dificultassem a tarefa. No entanto, Molinos acabaria por perder muito tempo já que devido ao forte ritmo, sofria nesta etapa 3 saídas de estrada que lhe retiraram qualquer hipótese de vitória. No fianl do rali, a vitória sorria a Pablo Fernandes com Domingo Molinos na 2ª posição e José Luis Garcia a fechar o pódio depois de ter efectuado o melhor tempo na ultima classificativa.
José Joaquim Rasilla (Citroen Saxo) segurou a 4ª posição, depois de uma intensa luta com o Punto HGT de Ruben Fernandez, com este a obter o 5º posto e Adrian Vasquez a encerrar as contas da Copa.
Após a primeira prova, a classificação da Copa é identica à classificação no rali com Fernandez a liderar com 180 pontos, mais 30 que Domingo Molinos e 60 acima de José Luis Garcia.
CLASSIFICAÇÃO DA COPA KUMHO:

1º P. Fernández  180
2º D. Molinos  150
3º J. L. García  120
4º R. Fernández  108
5º J.J. Rasilla  96

João Silva em entrevista



1-Que balanço faz da temporada de 2012? 
A época de 2012 ficou marcada pela minha estreia a nível internacional com a entrada na WRC Academy, o que só por si me deixou muito satisfeito. Obviamente que nem tudo correu na perfeição, mas tendo em conta a oportunidade e as condições que tive, dei sempre o meu melhor e aprendi imenso. 

2-Competir em 2 campeonatos tão distintos como o CPR 2L e a WRC Academy. Que diferenças encontra entre as 2 competições? 
São campeonatos muito diferentes, ainda que igualmente limitados a viaturas de duas rodas motrizes. A WRC Academy é uma espécie de troféu monomarca internacional, onde partilhamos a mesma estrutura técnica com todos os pilotos e temos acesso a carros e materiais equivalentes. Paralelamente temos formação em diversas áreas que são importantes nos ralis, o que nos ajuda imenso. É uma mais valia na nossa evolução rumo ao topo dos ralis. As provas são de uma dureza extrema, com mais do dobro dos quilómetros do CPR2, mas com reconhecimentos e testes muito mais limitados. Já o CPR2 é um campeonato com provas bastante mais curtas, disputadas intensamente também, mas menos exigentes por natureza. Os ralis são disputados com um carro e equipa à nossa escolha e actualmente apenas contra pilotos nacionais. Bem diferente é a WRC Academy, onde se concentram quase exclusivamente os melhores jovens pilotos de cada país. 


3-Torna-se mais aliciante para si competir contra os melhores pilotos portugueses no CPR ou competir na WRC Academy contra jovens pilotos em condições iguais e carros semelhantes? 
São ambos projectos muito aliciantes, se em ambos os casos tivermos condições equivalentes para competir abertamente contra os melhores pilotos de cada campeonato. Ainda não tive a oportunidade de competir com condições iguais contra os melhores pilotos do CPR, mas é um dos meus objectivos no futuro. Já a aposta na WRC Academy deu-se numa fase onde eu procurava continuar a aprender e a evoluir de acordo com as minhas possibilidades, e que é consequência de ter explorado ao máximo todos os recursos ao meu dispor em Portugal, que como sabem culminou com a conquista dos títulos das duas rodas motrizes, quer na Madeira, quer a nível nacional, aos comandos do Renault Clio R3. 

4-Quais o ponto alto e o ponto baixo da tua época 2012? 
Olhando para trás houve muitos momentos difíceis e marcantes, mas consegui sempre superá-los. Considero o abandono a meio da época o ponto mais baixo, pois apesar de valor do projecto e da minha evolução não consegui reunir condições para mantê-lo na actual conjuntura económica e social. Já o ponto mais alto, acho que foram todos os momentos vividos com intensidade e paixão nesta aventura, como muita energia e motivação para dar o melhor. Também destaco todas as lições aprendidas ao longo do ano, quer como piloto, quer como pessoa. 

5-Se tivesse de destacar um rali nacional e um rali mundial, quais destacaria? 
Vou destacar um 2 em 1, ou seja, o Rali de Portugal. É uma prova espectacular, muito dura e muito aliciante desportivamente. A organização é fora de série, e o mediatismo e interesse que envolve a prova, com a presença de milhares e milhares de adeptos em todo o lado, faz-nos sentir emocionados pela paixão que se vive em torno deste desporto. O mesmo se repete no Rali Vinho da Madeira e no Sata Rallye Açores, mas com outra escala naturalmente. 

6-Projetos para 2013? 
Vou competir no campeonato da Madeira novamente, após uma ausência de 2 anos. É o regressas às origens, numa altura em que a contenção de custos é vital, e os nossos sonhos são condicionados pela conjuntura económica. Contudo estou muito motivado pela aceitação que o meu projecto está a ter na Madeira, o que significa que o meu regresso era aguardado por todos aqueles que me viram crescer como pessoa e piloto. Quero também aproveitar para promover e justificar ao máximo o investimento dos meus patrocinadores, todos eles madeirenses, esperando por uma melhor oportunidade para continuar a representar a Madeira e Portugal a nível internacional. 


7-Como vê a nova regulamentação para os ralis nacionais com a junção do CPR e do Open? Acha que pode ser uma solução para o renascimento da modalidade? 
Claramente que não há espaço para dois campeonatos nacionais em Portugal. Não pode haver um campeonato nacional de primeira divisão e um de segunda divisão. Para mim era essencial promover o CPR como o maior e o mais importante campeonato em Portugal, e depois promover paralelamente os diversos campeonatos regionais que serviriam de embrionário de pilotos para o CPR. Seguindo o mesmo raciocínio, que por vezes é ignorado, o CPR devia ser a par com os restantes campeonatos nacionais dos outros países a rampa de lançamento para o campeonato da Europa e consequentemente do mundo. Só assim se poderá fazer bom desporto em Portugal, caso contrário não. Também acho que devia haver uma clara distinção entre os pilotos que se querem submeter às mais duras e exigentes regras da competição, com o objectivo de se tornarem “olímpicos”, daqueles que apenas querem praticar este desporto pelo puro prazer da condução e do entusiasmo natural de um fim-de-semana de corridas. Só assim será justo para todos os envolvidos neste desporto, pois o futuro de uns não deve condicionar o futuro dos outros, e não deve haver vergonha em aceitar a nossa condição enquanto atletas. Considero também que há lugar para uma classe turística nos ralis regionais e mesmo nacionais, onde os preços seriam mais baixos, as exigência menores a todos os níveis, permitindo a entrada e permanência de diversos pilotos com menos recursos e/ou motivações, e que naturalmente possibilitaria o surgimento de novos valores para o escalão mais exigente da competição. 

8-Para terminar, quer deixar alguma mensagem ou agradecimento em especial? 
Quero aproveitar para agradecer a todos aqueles que sempre me têm apoiado das mais variadas formas, e a todos os meus patrocinadores, na pessoa do meu pai, pois sem ele, e sem os muitos outros pais deste país, podem crer que não haveria renovação de atletas nem futuro para os ralis.