quarta-feira, 5 de junho de 2013
RALI VIDREIRO: JULIO MAIA DE REGRESSO
Depois da ausência “forçada” no Rali Cidade de Guimarães, a A.MaiaSport prossegue a sua época desportiva já este próximo fim-de-semana na Marinha Grande em mais uma edição do Rallye Vidreiro, prova a cargo do Clube Automóvel da Marinha Grande.
A prova que decorrerá em pisos de asfalto será pontuável para os Campeonatos de Portugal de Ralis, Open de Ralis, Nacional Júnior, Regional Centro, Desafio Modelstand e ainda Troféu Rallycar.
A equipa irá alinhar com a dupla Júlio Maia e Alexandre Rodrigues, que apostam no possante Peugeot 206 S1600 para fazer o melhor resultado possível no Open 2 Rodas Motrizes e no recente Troféu Rallycar onde estão inseridos na categoria Maxi.
A equipa esteve já a preparar a prova, efetuando uma sessão de testes em asfalto que se revelaram muito positivas. Como salienta Júlio Maia “Assim que o carro ficou totalmente pronto, efetuamos um teste, para acima de tudo verificar se tudo estava perfeito com o carro. Não tivemos qualquer problema, o carro esteve sempre em impecável, e além disso foi importante rodar e voltar a encontrar o nosso ritmo de “prova” para no Vidreiro estarmos já a 100%”.
Na Marinha Grande os objetivos centram-se nas duas rodas motrizes do Open de Ralis, numa prova com um traçado nada fácil e com um programa fora do comum, sobretudo devido às especiais noturnas, o que dificulta ainda mais a tarefa das equipas.
“Nesta prova queremos essencialmente terminar e pontuar para o campeonato. É um rali exigente, que não permite erros e que se mantiverem as previsões de aguaceiros teremos que ser ainda mais cautelosos, pois os troços ficam bastante escorregadios e traiçoeiros”, salientou o piloto apoiado por Liqui Moly, Crédito Agrícola, A.Maia Lda, PóvoaCar, Gruzim, SBL, NorteShopping, Alameda Con`Vida, Vietauto, Auto Pinheiro, Magenta e Cião e Blucare.
O Rally Vidreiro vai para a estrada no sábado de tarde, com os concorrentes do Open de Ralis a terem pela frente cerca de 5 especiais de classificação, numa única passagem pelos troços de Carnide e Mata Mourisca. Segue-se uma dupla passagem pela especial do Farol, terminando o rali com a super especial citadina na Marinha Grande. No total serão 62,47 quilómetros em contra relógio, num total de 191,87 de percurso total do rali.
Comunicado de equipa
4 De Junho de 2013
Fotos de Nuno Pimenta
IVO NOGUEIRA PREPARADO PARA O RALI VIDREIRO
Terá lugar no próximo sábado, dia 8 de Junho, o Rali Vidreiro disputado na região da Marinha Grande/ Leiria, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis e organizada pelo Automóvel Clube da Marinha Grande. Este ano a prova decorrerá no mês de junho, em vez do habitual mês de setembro.
O percurso voltará a contar com o tradicional Pinhal de Leiria, com os troços Farol, Mata Mourisca e Carnide na zona de Pombal e encerrará com a super especial da Marinha Grande.
O piloto Ivo Nogueira, acompanhado de Nuno Rodrigues da Silva, vai estar presente com o seu Subaru Impreza N15, com o qual irá tentar lutar pelos primeiros lugares do Grupo N. Depois do Rali de Guimarães, em que um bom resultado foi condicionado por um problema mecânico, a equipa espera agora fazer um rali isento de problemas e assim obter uma boa classificação no Campeonato Portugal de Ralis.
Ivo Nogueira afirma: “estou motivado. Com os tempos que realizamos nos primeiros troços do Rali de Guimarães, enquanto não tivemos problemas, confirmamos que podemos ser competitivos e que estamos no bom caminho. Infelizmente, uma falha técnica, não nos deixou lutar pelo lugar mais alto do pódio do Grupo N, como era o nosso objectivo e que estava ao nosso alcance. Temos trabalhado desde então e estamos mais à vontade com o carro, o que nos dá confiança. Agora, no Rali Vidreiro, espero lutar pelos primeiros lugares no Grupo N, pois é um rali que gosto e onde no ano passado conseguimos um bom resultado."
A prova terá um formato muito compacto com inicio as 13:00 e final programado para as 20:30 no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, sendo o pódio previsto para as 21h no Parque da Cerca.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
RALI TT SERRAS DO NORTE: MIGUEL BARBOSA SOMA E SEGUE
Miguel Barbosa, acompanhado por Miguel Ramalho, levou pela segunda vez consecutiva o seu Mitsubishi Racing Lancer à vitória no Rali TT Serras do Norte, prova a cargo do Motor Clube de Guimarães.
Com a dupla passagem pelo rápido traçado do prólogo em Fafe, Miguel Barbosa começava como líder terminando o primeiro dia com cerca de 28 segundos de vantagem. A surpresa do dia veio do lado de Nuno Matos e Filipe Serra. A estrear o novíssimo Opel Mokka Proto, a dupla obteve o segundo melhor tempo no prólogo, dando uma clara evidência de competitividade do novo carro.
Seguiu-se na classificação geral a Isuzu D-Max de Rui Sousa e Carlos Silva, na frente de Pedro Grancha e Inês Ponte, tendo Helder Oliveira e Filipe Palmeiro encerrado o Top 5 no final do primeiro dia.
Para o segundo dia, a organização montou um sector selectivo de 122 kms ao redor de Ribeira de Pena no qual os concorrentes cumpririam 2 passagens.
Para a segunda passagem pelo traçado, Miguel Barbosa manteve o mesmo ritmo forte tornando-se incansável para todos os adversários e acabaria por obter a vitória, a segunda deste ano no campeonato.
A pouco mais de 2 minutos e meio ficou Paulo Graça, navegado pelo experiente Nuno Rodrigues da Silva a bordo de uma bem preparada Nissan Navara Rally Raid.
Depois do atraso matinal, Hélder Oliveira e Filipe Palmeiro imprimiram um ritmo muito forte e conseguiram alcançar o ultimo lugar do pódio, um resultado que acaba por ser uma justa recompensa para a dupla depois do excelente andamento que demonstrou.
Nuno Matos e Filipe Serra não foram felizes no segundo dia a bordo do Opel Mokka Proto. Problemas eléctricos sentidos no carro obrigaram a dupla a perder imenso tempo até solucionar a avaria e o 11º lugar final foi o resultado possível. No entanto, as indicações recolhidas neste novo carro abrem boas perspectivas para o restante campeonato.
Também azarados, Rui Sousa e Carlos Silva ficaram-se pela 10ª posição depois do imenso tempo perdido com uma saída de estrada.
O Nacional de Todo Terreno prossegue a sul com a Baja TT Almancil, a 22 e 23 de Junho.
BPinhão Racing Team excelente prova, final decepcionante
Apesar do excelente desempenho durante grande parte da prova, o final não foi de feição à BPinhão Racing Team, os tempos alcançados no prólogo e até CP1, do segundo sector selectivo disputado na tarde de domingo não faziam adivinhar o desfecho antes do segundo controlo horário de passagem.
Bruno Pinhão afirmou, "De facto não estávamos à espera que isso acontece-se, mas partimos uma transmissão e na passagem do rio ficámos naturalmente atolados. Quando um tractor nos puxou, o cabo cortou os tubos da direcção e furou o radiador do óleo, impedindo que prosseguíssemos a nossa prova."
Nota de destaque ainda para as outras duas equipas preparadas pela MECA Motorsport, que terminaram em primeiro e segundo da classe Promoção.
A próxima prova disputa-se no Algarve, o rali TT Terras de Alcoutim, a 22 e 23 de Junho.
domingo, 2 de junho de 2013
WRC: LATVALA ENTRE OS DEUSES DO OLIMPO
![]() |
foto Jari-Matti Latvala Oficial FanClub - Facebook |
Jari-Matti Latvala e Miika Anttila foram os vencedores do Rali da Grécia. Ao volante do Volkswagen Polo WRC oficial, a dupla finlandesa foi autora de um rali exemplar e isento de erros que permitiu obter a sua primeira vitória pelas cores do construtor alemão.
Depois de um inicio fulgurante, Evgeny Novikov atrasou-se irremediavelmente na segunda etapa devido a um toque deixando o caminho livre para Latvala chegar à vitóra, depois de ultrapassar Dani Sordo na classificação geral.
Por seu lado, Sordo conseguiu segurar o segundo posto oferecendo à Citroen um importante resultado, mas acima de tudo, oferecendo a si mesmo um resultado de relevo deixando para trás os azares do início da temporada.
Thierry Neuville foi o melhor representante da M-Sport ao colocar o seu Fiesta WRC no 3º lugar final, o segundo pódio consecutivo do jovem piloto belga.
Interessante de seguir foi a luta pelo 4º lugar travada entre Nasser Al-Attiyah e Andreas Mikelsen, com este a suplantar o piloto do Qatar chegando inclusive a efectuar o melhor tempo em 3 classificativas, um claro indicador da competitividade do piloto norueguês.
O 6º lugar final ficou na posse de Mads Ostberg que, depois de uma primeira etapa problemática, ainda conseguiu recuperar posições e obter preciosos pontos para o campeonato.
Destaque neste rali para a vitória de Sebastien Ogier na Power Stage e para o domínio total de Robert Kubica na WRC 2.
As classificações completas podem ser consultadas nesta ligação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)