Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 4 de agosto de 2012

Retrospectiva 2012 - WRC Fafe Rally Sprint

Passados 11 anos, o regresso às origens. Foi assim a 24 de Março de 2012. Numa iniciativa conjunta do ACP com a Câmara Municipal de Fafe, o WRC regressou à mítica especial da Lameirinha, uma classificativa com história mas sobretudo com tradição e fortes raízes ligadas ao Rali de Portugal.
O WRC Fafe Rally Sprint não foi mais que um "aperitivo" para o verdadeiro Rali de Portugal, que reuniu em cerca de 6 quilómetros da histórica classificativa os principais intervenientes do Campeonato do Mundo de Ralis, bem como os melhores pilotos nacionais.


A expectativa criada era enorme e o evento prometia já com meses de antecedência ser um dia memorável, tal era o entusiasmo gerado em volta dos milhares de adeptos e que se fazia notar sobretudo nas redes sociais. E se assim o prometia, melhor o foi. Com 2 dias de antecedência eram já visíveis as movimentações por toda a classificativa e pouco a pouco os adeptos iam chegando e instalando-se em busca do melhor lugar para ver passar as maquinas, mas também para fazerem parte da história que em breve se iria escrever nas serras de Fafe.


Para quem viveu o dia anterior e sobretudo a ultima noite antes do grande evento, certamente jamais esquecerá o ambiente festivo e quase surreal de milhares de pessoas em plena serra e que perdurou até ao raiar do dia, prolongando-se depois com a aproximação da hora de inicio.
Foram milhares, muitos milhares de adeptos (estimam-se entre 80 a 100 mil espectadores) que ao longo dos 6 quilómetros vibraram com este grande acontecimento, que conviveram como se de uma grande família se tratasse, que contaram histórias  recordaram os gloriosos momentos do Rali de Portugal de outrora naquele mesmo local. Um ambiente indescritível ao qual a própria Michele Moutton não conseguiu ficar indiferente aquando da sua paragem no Confurco, não disfarçando a emoção com lágrimas.





A nível desportivo, com um lote de 30 pilotos presentes, destacavam-se as presenças das equipas oficiais da Citroen com Loeb e Hirvonen, da Ford com Latvala e Solberg e da Mini com Armindo Araújo , bem como da Prodrive com Sordo e Sandell, da M-Sport com Ott Tanak e da Citroen Junior Team  com Al-Attiyah e Neuville, e ainda dos privados Jari Ketomaa e Martin Prokop, todos eles em carros da classe WRC. A estes juntavam-se as presenças de alguns dos melhores pilotos nacionais como Fernando Peres, Miguel Campos ou Ricardo Moura entre outros.






No final das três passagens previstas, Petter Solberg foi o vencedor da prova e Miguel Campos o melhor português, mas mais do que os tempos e as classificações, ficará na memória de todos o espectáculo proporcionado pelos pilotos e o ambiente único apenas possível de acontecer num lugar como a Lameirinha.
















Sem comentários:

Enviar um comentário