Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Portagens nas SCUT

Já se pode reservar a matrícula eletrónica nos CTT…
A matrícula eletrónica estreia-se em Portugal a 1 de julho, nas autoestradas Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata. A partir de hoje já é possível encomendar um identificador eletrónico nos CTT.

O governo aproveitou o fim do estatuto de SCUT em três autoestradas para estrear as matrículas eletrónicas e ainda os sistemas de cobrança automatizados (e sem portageiros). Os identificadores vão implicar o desembolso de 25 euros (nos próximos seis meses a compra do dispositivo contempla 25 euros de viagens nas três autoestradas que já não são SCUT; posteriormente o dispositivo passa a custar 22,99 euros, sem direito a “créditos” para viagens nas autoestradas)
Os CTT informam que os automobilistas podem encomendar os dispositivos eletrónicos no portal dos CTT ou num dos 900 balcões que os correios têm dispersos pelo País.
Os carros que já dispõem de Via Verde, da Brisa, não têm de solicitar os novos identificadores eletrónicos.
De acordo com comunicado dos CTT, por enquanto, os utilizadores apenas podem solicitar a modalidade de pré-pagamento, incluindo esta duas variantes: uma sob anonimato que apenas exige a indicação da matrícula do automóvel e outra com identificação, que requer dados relativos à morada, profissão ou documentos do veículo.
Na modalidade pré-paga, o utilizador pode ser notificado por SMS sempre que tiver chegado a um saldo mínimo.
Os CTT preveem lançar futuramente uma modalidade pós-paga, que opera através de débito direto.
Os automobilistas que passem numa das três autoestradas “ex-scut” sem matrícula eletrónica arriscam-se a uma multa de 75 euros. Mas esta opção apenas será válida para quem não pagar num estação de CTT e/ou agente PayShop o respetivo valor nos cinco dias úteis que se seguem à viagem.
(Exame Informática)

Sem comentários:

Enviar um comentário