Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Especial Rali de Portugal" - Jornal Noticias de Viana - editorial*

*por Armindo Araújo, bi Campeão do Mundo PWRC
À imagem do que tem acontecido nos últimos 14 anos, o Jornal Noticias de Viana volta a publicar um suplemento especial sobre a maior prova do automobilismo português, o Rali de Portugal que este ano já vai na sua 44ª edição. Apesar de estar mais habituado ao lado oposto, o do leitor, aceitei com agrado o convite que me foi endereçado para escrever este editorial. O desporto automóvel precisa tanto dos pilotos como de divulgação em todos os Órgãos de Comunicação Social. Dos generalistas, aos da especialidade, dos nacionais aos regionais, todos eles merecem-me o mesmo respeito. Tanto mais, aqueles que só são possíveis graças à colaboração de pessoas que partilham a mesma paixão que eu. Os ralis.
E foi por acreditar sempre que é possível alimentar sonhos, que após dois anos de sucesso, nos quais trouxe para Portugal dois títulos no Campeonato do Mundo de Ralis Produção, consegui garantir a passagem para a rainha máxima dos ralis mundiais e nada melhor que iniciar esta nova aventura da minha carreira naquele que considero ser o melhor rali do mundo. De facto, o Rali de Portugal é sem duvida uma das provas mais interessantes do calendário do WRC. O entusiasmo do público português, a beleza das especiais disputadas nas serras algarvias e as exigentes características dos troços, coloca a prova organizada pelo ACP num patamar de excelência neste desporto. E se duvidas houvessem, a extensa lista de inscritos fala por si. O elevado numero e a qualidade dos pilotos que estarão à partida do Rali de Portugal perspectivam uma interessante prova em termos desportivos, naquele que todos consideram ser o primeiro tira-teimas entre os World Rally Cars de nova geração. A Ford venceu na Suécia, a Citroën no México, mas ambas as provas apresentam características muito particulares. Alguém disse que o Campeonato começa a sério no Rali de Portugal. Concordo com a ideia, até pelo facto de ser aqui, no nosso país, que vou iniciar o meu novo projecto.
Quando escolhi ingressar na MINI, tinha a plena noção das dificuldades ligadas à juventude de um projecto e de um carro que está ainda numa fase de evolução. É nesse sentido que eu e toda a equipa vamos alinhar os nossos pensamentos para este ano. Nunca virei as costas à luta e não escondo que os desafios mais difíceis me trazem uma motivação extra para fazer mais e melhor. Foi sempre esta a minha filosofia nos ralis, sustentada por uma base solida que me permita traçar objectivos a médio prazo e nunca de imediato. Fi-lo no passado e continuarei a fazê-lo daqui par a frente.
Por tudo isto, não tracei uma meta única como objectivo para o Rali de Portugal. Obviamente que procuro sempre a melhor posição possível, mas este ano, dadas as circunstancias, importa realizar uma prova exclusivamente focada na adaptação ao novo MINI e criar a partir daqui um ponto de trabalho para as próximas provas. Acredito que todos esperam que o resultado seja o melhor. Tenho a certeza que se dependesse do apoio do publico, que se deslocará ao Algarve, a vitória seria nossa. Mas, mesmo que esse fosse também o meu sonho, racionalmente falando só posso garantir que tudo farei para dignificar o nome de Portugal nesta minha nova aventura no Campeonato do Mundo de Ralis. Lutar pelas vitorias? Quem sabe num futuro próximo. Motivação, determinação, e profissionalismo são ingredientes que acompanharão as “refeições” que alimentam o sonho de chegar ao topo do mundo. Tal como vocês, desejo o maior sucesso ao Rali de Portugal! Espero-vos no Algarve

Um grande abraço

Armindo Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário