Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 8 de fevereiro de 2014

WRC: FINLANDÊS VOADOR VENCE RALI DA SUÉCIA

foto Bst of RallyLive
Jari-Matti Latvala foi o vencedor do Rali da Suécia, segunda prova do Campeonato do Mundo de Ralis. O piloto da Volkswagen efectuou um rali cheio de garra, mostrando muita concentração e evitando dessa forma cometer erros que lhe permitiram amealhar os pontos da vitória, a que somou ainda o segundo lugar na Power Stage. Latvala comanda agora o Mundial de Ralis enquanto a Volkswagen sai da Suécia com a sua vantagem largamente ampliada no campeonato de marcas.
foto Andreas Mikkelsen Facebook
Com Ogier arredado da luta pela vitória devido a um pouco comum erro de pilotagem, a prova teve em Latvala e Andreas Mikkelsen os principais animadores. Mikkelsen, que foi o primeiro líder do rali, soube aguentar sempre o ritmo imposto pelo seu colega de equipa e apenas cedeu algum terreno no último dia devido à quebra de um braço de suspensão. Nessa altura, Latvala soube aproveitar a situação e carimbou de vez o passaporte para a sua primeira vitória do ano.
foto Best of RallyLive
Com os problemas de Mikkelsen, Mads Ostberg também se aproximou do segundo posto. O piloto da Citroen tudo tentou para passar Mikkelsen mas nem mesmo a vitória na Power Stage foi suficiente para que o norueguês cedesse o lugar. Ostberg terminou assim no último lugar do pódio, deixando Mikko Hirvonen atrás de sí, com mais de 1 minuto de atraso.
Hirvonen ainda tentou dar um ar de sua graça no ultimo dia de prova obtendo o terceiro melhor registo da Power Stage e terminando num positivo 4º lugar, o melhor conseguido pelas cores da M-Sport.
O seu colega de equipa Elfyn Evans, rodou todo o rali em luta pelo top 10 mas a ultima classificativa foi madrasta para o jovem britanico com um despiste a colocar um ponto final na sua prova.
foto Best of RallyLive
O quinto lugar final ficou na posse do regressado Ott Tanak. Ao volante de um Ford Fiesta WRC privado, o piloto da Estónia demonstrou grande capacidade de pilotagem apenas manchada por um pião a meio do rali que o fez perder contacto com os homens da frente. Ainda assim, Tanak efectuou bons registos, venceu classificativas e provou que no futuro poderá tornar-se num dos pilotos de topo.
Depois do desaire da primeira etaoa, Sebastien Ogier esteve igual a ele mesmo, rodou sempre nos limites e conseguiu recuperar até ao sexto lugar final, obtendo valiosos pontos para o campeonato.
Henning Solberg, Pontus Tidemand, Craig Breen e Kris Meeke terminaram por esta ordem nas posições seguintes.
foto Best of RallyLive
Na WRC 2, o dia foi de surpresas. Depois de um claro domínio por parte de Yazeed Al-Rajhi, o piloto árabe não evitou um capotanço caindo para o 4º lugar da classificação deixando o Ford Fiesta R5 de Jari Ketomaa na liderança. Porém as surpresas não ficavam por aqui e na ultima classificativa Karl Kruda entrou "com tudo" e, ao rubricar o melhor crono da classe, superou o piloto finlandês obtendo a sua primeira vitória no Mundial.
O Campeonato do Mundo regressa no início de Março nas áridas paisagens ao redor de Guanajuato com a realização do Rali do México.

Sem comentários:

Enviar um comentário