Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 5 de junho de 2011

Xevi Pons impõe-se no 47º Rallye Rias Baixas

Xavier Pons levou o Ford Fiesta S2000 na 47ª edição do Rallye Rias Baixas, prova pontuável para o Campeonato de Espanha de Ralis - Asfalto. O campeão em título da SWRC entrou muito forte obtendo 4 vitórias nas 4 primeiras pecs, sendo Miguel Fuster (Porsche 911) o segundo classificado. Sérgio Vallejo ocupava o 3º lugar da geral, admitindo que não podia fazer melhor uma vez que o seu Lotus Exige Rally perdia potência devido às elevadas temperaturas.
Pelo caminho ficava logo no inicio um dos principais favoritos à vitória, Alberto Hevia, que nos primeiros 300 metros da classificativa inaugural via o cabo de acelarador do seu Skoda Fabia S2000 partir-se deixando o actual campeão de Espanha fora de prova.
A 3ª secção do rali iniciava-se com uma tempestade que deixava os troços inundados e levando os pilotos a sofrerem muitos calafrios para completarem os cerca de 11 kms de Mondariz. Xevi Pons, com pneus de seco montados não ia além da 27ª posição num troço que seria vencido por Luis Perez ao volante de um pequeno Suzuki Swift da Copa Suzuki.
No troço seguinte, Macieira, a chuva dava tréguas e tudo regressava à normalidade com os favoritos a imporem a sua lei. Xavi Pons continuava líder, seguido de perto por Miguel Fuster, enquanto na 3ª posição surgia agora Alberto Meira por troca com Sérgio Vallejo. No entanto, em Ponteareas, Meira sofria problemas no seu Mitsubishi e Vallejo recuperava o 3º lugar.
A ultima secção não trouxe novidades no topo da tabela, com Xavier Pons a confirmar a vitória deixando Miguel Fuster no 2º lugar.  O pódio ficou completo com Alberto Meira, autor de uma recuperação notável, beneficiando ainda do abandono de Sérgio Vallejo com o motor partido. Nesta secção ficava também pelo caminho Vitor Senra, com o Peugeot 306 Maxi. No entanto, uma penalização imposta a Alberto Meira atirava o piloto para o 8º posto, ficando Jonathan Perez com o ultimo lugar do pódio.
Na Mitsubishi Evo Cup, Daniel Marban obteve a vitória a solo enquanto na Copa Suzuki Swift, Luis Perez foi o mais rápido. Por seu lado, no Challenge Twingo R2, a vitória sorriu a Miguel Arias.

As classificações completas podem ser consultadas aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário